
O pontapé inicial da 20ª Edição do Projeto “A Criança e a Natureza” vai ser dado nesta semana. Amanhã, terça-feira, dia 12 de agosto, o ciclo de visitas começará com os alunos do Núcleo Educacional Claudino Locatelli, de Ipumirim. Na quinta-feira, dia 14, será a vez dos estudantes da Escola Valentin Bernardi, de Itá.
A iniciativa, que integra o Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental – desenvolvido pelo CONSÓRCIO LAMBARI – será realizada até o mês de outubro no município de Ipumirim. A programação inclui visitas orientadas com a participação de estudantes e professores do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais do Alto Uruguai Catarinesne.
A expectativa é que mais de 700 crianças e professores desses educandários sejam impactadas com conhecimentO, sensibilização, conscientização e educação ambiental, dentro do tema “ Sustentabilidade”.
Os pontos de visita compreenderão a Praça Central, passando por instituições parceiras do projeto como a Cooperativa de Crédito Sicredi e empresa JBS, encerrando na Trilha Ecológica “Sentiero das Araucárias”, que inicia na Escola João Canton.
O projeto “A Criança e a Natureza” é desenvolvido anualmente em um dos municípios que integram o Consórcio Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense – LAMBARI. Em 2025, a iniciativa retorna para Ipumirim, maior município do Vale da Produção, que sedia o projeto pela segunda vez. A primeira edição realizada na cidade ocorreu em 2007.
A iniciativa tem como objetivo disseminar conhecimentos, valores e atitudes conservacionistas do meio ambiente através de trilhas interpretativas, atividades lúdicas, palestras, publicações, exposições, audiovisuais e jogos ecológicos.
Leia também:
Bombeiro de férias salva homem de se afogar no Rio do Peixe em Herval d’Oeste