sex, 13 fev 2026, 11:35:27

Governo do Estado renova convênio de gestão de três aeroportos

O Governo do Estado de Santa Catarina está renovando o convênio de subdelegação de três aeroportos por mais cinco anos. Conforme solicitação dos municípios, foram renovadas as subdelegações dos Aeroportos de São Miguel do Oeste, de Curitibanos e de Dionísio Cerqueira. Os pedidos foram atendidos pela Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE). O Estado detém a delegação dos aeroportos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e pode subdelegar aos municípios como já ocorre atualmente.

Foto: : Roberto Zacarias / SECOM

‘’A subdelegação dos aeroportos aos municípios permite uma gestão local mais próxima com as necessidades para quem usa este importante equipamento de infraestrutura. Isso não impede que o Estado siga fazendo investimentos, o que tem sido uma marca do governador Jorginho Mello’’, lembra o secretário da Spaf, Beto Martins.

Desde que foi criada em 2023, o Governo do Estado, via SPAF, tem realizado investimentos e atuado para que todos os aeroportos de Santa Catarina estejam em condições de operar.

Aeroporto de Dionísio Cerqueira está próximo de ser reaberto após receber obras de pavimentação e sinalização. A pista tem 1,3 mil metros de comprimento e 18 metros de largura. Quando estiver em operação terá condições de receber voos diurnos da aviação geral (executivos, saúde e segurança).

O Aeroporto Hélio Wasun, de São Miguel do Oeste, tem uma pista de 1,260 metros de comprimento e 18 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral. Em breve o Governo do Estado deve anunciar recursos para obras de revitalização que serão realizadas em parceria com o município.

O Aeroporto Lauro Antonio da Costa, de Curitibanos, tem uma pista de 1,4 mil metros e 30 metros de largura. Tem condições de receber operações diurnas e noturnas de aviação geral.

Informações RCN

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas