Uma exposição inédita retratando as pessoas que vivem na República Gabonesa, na costa equatorial ocidental da África, é apresentada pela artista searaense Leandra Maria Bellincanta na Galeria de Artes do Memorial Attilio Fontana, em Concórdia. Leandra registra a humanidade dos povos originários da África Central e através de seu olhar, nos convida a perceber e se encantar com os corpos que representam uma fatia desta terra, rica por sua multiculturalidade e diversidade de grupos étnicos.
Para Renata Gaertner, curadora da exposição, “o movimento permeia todas as fotos desta exposição, mesmo quando a pessoa está aparentemente estática. Pois o movimento transcende à ação física, ele se encapsula no olhar inquieto da criança brincante, no sorriso da anciã e, é real sim, na dança ritualística, nas mulheres que correm livres sobre o solo e, ainda se percebe na força da mãe que carrega seu rebento.”
A visitação da exposição é gratuita de terça à sábado, das 14h às 19h, até o dia 29 de Junho no Memorial Attilio Fontana (Rua Romano Anselmo Fontana, 675, Centro de Concórdia).
Sobre a artista:
Leandra Maria Bellincanta nasceu em Seara/SC, formou-se em Direito e especializou-se em Direito Criminal, advogando por 30 anos. Desde os 12 anos de idade tem grande curiosidade pela Fotografia e desde 2012 fotografa de forma amadora, se considerando uma “registrante”. Na sua formação artística destacam-se os cursos técnicos na Escola Câmera Criativa e na Escola de Fotografia Saulo Fortkamp, ambas em Florianópolis/SC. Em workshops e expedições, já registrou locais e povos na África, Ásia e América do Sul.