O reencontro de Roger Machado com o Alfredo Jaconi foi com vitória para o agora treinador colorado. Assim como havia acontecido no Beira-Rio, no mês passado, o Inter bateu o Juventude, neste domingo (1º). Borré e Gabriel Carvalho marcaram no primeiro tempo. Bernabei ampliou na segunda etapa e Oyama descontou no fim para decretar o 3 a 1 no jogo pela 25ª rodada do Brasileirão.
Com a vitória, o Inter chegou aos 32 pontos e abriu quatro para o Ju. O Colorado agora tem sete de vantagem para a zona de rebaixamento, está a nove do G-6 e cada vez mais olha para a briga por vaga na Libertadores 2025.
O Inter voltará a campo apenas em 11 de setembro para o jogo atrasado da 19ª rodada contra o Fortaleza. Por ser apenas um dia depois da rodada das Eliminatórias, a tendência é de que Roger Machado não conte com o goleiro Rochet e os atacantes Borré e Valencia, convocados para defender suas seleções na data Fifa.
Sem Rogel e Mercado, ambos suspensos, Roger Machado ainda teve em Fernando uma baixa de última hora. O volante apresentou um quadro febril no sábado e ficou no banco em Caxias do Sul. Rômulo foi o escolhido para abrir o meio-campo à frente de uma zaga formada por Vitão e Igor Gomes. No setor ofensivo, Alan Patrick novamente ficou no banco com a dupla Gabriel Carvalho e Bruno Tabata sendo mantida.
Na entrada no gramado do Jaconi, Roger foi alvo de xingamentos da torcida do Juventude, que confeccionou cédulas de papel com o rosto do treinador por conta de sua decisão de deixar o clube da Serra para treinar o Inter.
O jogo começou com clima quente. Com apenas dois minutos, Thiago Maia deu uma entrada forte em Jadson e levou o primeiro amarelo. Isso foi resultado da intensa briga por espaço no campo. Nenhum dos times deixava o adversário sair tranquilo de trás.
A primeira chance de gol de partida foi dos mandantes. Aos 21 minutos, após um escanteio a favor do Inter, o Juventude encaixou um contra-ataque que só não terminou em gol porque Rochet fez bela defesa em chute de Erick. O goleiro uruguaio voltou a trabalhar no lance seguinte quando o escanteio foi batido pelo Juventude e Rochet precisou fazer duas defesas para manter o zero no placar.
A resposta do Inter veio logo depois em chute de Rômulo. O volante apanhou um rebote na frente da área e pegou com força na bola, acertando a trave esquerda de Gabriel.
O lance de Rômulo foi um destaque do que estava por vir. Aos 29, o Inter pressionou no campo de ataque e Bruno Gomes conseguiu a roubada. A bola sobrou para Tabata, que acertou um cruzamento na medida para Borré. O colombiano subiu entre os zagueiros para abrir o placar.
A vantagem colorada logo foi dobrada. Aos 33, o Inter construiu uma bela jogada pelo lado esquerdo que terminou com Thiago Maia servindo Gabriel Carvalho. O garoto de 17 anos anotou seu primeiro gol como profissional para deixar o placar em 2 a 0.
A situação do Juventude ficou ainda mais difícil no último minuto do tempo regulamentar, quando Rodrigo Sam levou o cartão vermelho direto por uma entrada forte em Rômulo. Jair Ventura recompôs a zaga com a entrada de Yan Couto e mandou a campo ainda Marcelinho. Saíram o meia Jean Carlos e o centroavante Ronie Carrillo.
Segundo tempo
Roger mexeu no Inter para o segundo tempo com a entrada de Bruno Henrique no lugar do amarelado Thiago Maia. E foi o Colorado que ameaçou. Com dois minutos, Borré acertou um chute de primeira em cruzamento de Bernabei e parou em defesa do goleiro Gabriel.
Wesley teve outra oportunidade para o Inter aos 7, em chute que acertou o pé da trave. A postura de seguir atacando mesmo em vantagem premiou o Colorado aos 13. Bernabei, de boa partida, recebeu na área e bateu cruzado para vencer Gabriel e transformar o placar em goleada.
Logo após o terceiro gol, Roger chamou Valencia e Alan Patrick. Os dois, antes principais jogadores do time e agora em condição de reservas, entraram nos lugares de Borré e Bruno Tabata, os personagens dos gols que abriram o caminho para a vitória colorada.
Em sua primeira jogada, Alan Patrick serviu Gabriel Carvalho, que viu parar no xará Gabriel Vasconcellos a chance do seu segundo gol no jogo. Roger ainda teve tempo para dar minutos ao garoto Gustavo Prado, que entrou no lugar de Wesley aos 30.
O Inter seguiu com total controle do jogo e Valencia ainda perdeu outra boa chance. A má jornada do equatoriano ficou clara nos acréscimos. Ele perdeu a bola que gerou um contra-ataque para Oyama diminuir e definir o 3 a 1 no placar.
Mas isso não mudou a alegria colorada. Em um lugar que conhece bem e que já foi sua casa, Roger Machado conquistou a primeira vitória como visitante na casamata colorada. O Inter sobe na classificação e passa a pensar em voos maiores no Brasileirão.
BRASILEIRÃO — 25ª RODADA — 1/9/2024
JUVENTUDE (1)
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Danilo Boza, Rodrigo Sam, Alan Ruschel; Dudu Vieira (Luís Oyama, 28’/2ºT), Jadson; Lucas Barbosa (Edson Carioca, 40’/2ºT), Jean Carlos (Yan Souto, 48’/1T), Erick Rafias (Diego Gonçalvez, 28’/2ºT); Ronie Carrillo (Marcelinho, 48’/1T). Técnico: Jair Ventura.
INTER (3)
Rochet; Bruno Gomes (Nathan, 40’/2ºT), Igor Gomes ,Vitão, Bernabei; Rômulo, Thiago Maia (Bruno Henrique, INT); Gabriel Carvalho, Bruno Tabata (Alan Patrick, 19’2/T), Wesley (Gustavo Prado, 30’/2ºT); Borré (Valencia, 19’2/T). Técnico: Roger Machado.
GOLS: Borré (I), aos 29min, Gabriel Carvalho (I), aos 33min do 1º tempo; Bernabei (I), aos 13min, Luís Oyama (J), aos 47min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Thiago Maia, Wesley (I); Lucas Barbosa (J);
CARTÃO VERMELHO: Rodrigo Sam (J);
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (CE). auxiliado por Renan Aguiar da Costa (CE) e Marcia Lopes Caetano (RO). VAR: Daiane Muniz dos Santos (SP);
LOCAL: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
PRÓXIMO JOGO
QUARTA-FEIRA, 11/9
INTER X FORTALEZA
BEIRA-RIO – BRASILEIRÃO (19ª RODADA)
Gaúcha/ZH