Oito projetos de consultoria em desenvolvimento na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), por meio do Programa de Residência em Gestão Pública, serão apresentados nesta quinta-feira, 6, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube no Canal D.A.P TV.
As consultorias são resultado das atividades dos alunos do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag, que fazem estágio obrigatório na SIE desde novembro de 2019.
Os residentes farão pitch (apresentações rápidas) sobre os projetos de intervenção na gestão da Secretaria. As consultorias envolvem setores ligados à gestão de convênios e de processos, planejamento e gerenciamento de projetos, controle interno, indicadores de gestão, ouvidoria, obras e financiamento de convênios.
“A integração entre os órgãos públicos é de extrema importância para o Estado. É muito satisfatório ver o resultado deste programa, a qualidade dos projetos, acompanhar e orientar cada um dos bolsistas e ver o quanto o investimento na qualificação da gestão faz diferença no dia a dia. Que esse seja o primeiro de muitos projetos e parcerias que possamos desenvolver com a Udesc Esag”, declara a coordenadora do Programa e superintendente de Planejamento e Gestão da SIE, Larice Steffen Peters.
O Programa de Residência em Gestão Pública é uma iniciativa da SIE, por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, em parceria com o departamento de Administração Pública da Esag Udesc. Foi iniciado no segundo semestre de 2019 e terá a duração de um ano, até novembro de 2020.
Os oito residentes trabalham diariamente na Secretaria realizando consultorias com a orientação da professora Patrícia Vendramini, da Udesc Esag, e coordenação da superintendente de Planejamento e Gestão da SIE, Larice Steffen Peters.
Os estudantes foram selecionados para desenvolver projetos específicos em cinco áreas: gestão de projetos e formas de controle de demandas, projetos de captação de recursos e formas de controle, compliance e controle interno, gestão de convênios públicos e gestão de processos. Eles recebem uma bolsa mensal de R$ 1.800, financiada com doação de recursos externos, sem custos tanto para a Universidade quanto para a SIE.
Fonte: Assessoria de Comunicação SIE