Conforme a Organização Mundial da Saúde a epidemia de dengue vivida este ano no Brasil é a pior da história. O dado preocupante levou o Ministério da Saúde a determinar o dia 14 de dezembro como Dia D de mobilização nacional para combater o mosquito Aedes aegypti.
Em Concórdia, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Gerência Regional de Saúde, entidades e sociedade civil, vai fazer uma mobilização na Rua Coberta, das 8h às 11h, para orientar a população sobre os cuidados e mais informações sobre o mosquito transmissor da dengue e outras doenças graves.
Apesar do cenário preocupante em todo o país em 2024, as ações da gestão municipal, por meio do grupo de trabalho de coordenação de ações de combate à dengue, foram determinantes para o controle do número de casos positivos de dengue este ano em Concórdia. Em 2022, houve uma epidemia com mais de cinco mil positivos, com registro de dois mil casos no período de um mês, situação que agravou todo o sistema de saúde pela sobrecarga de pacientes. De lá para cá, as mobilizações conseguiram frear a curva de casos. Em 2024 foram registrados 2.351 positivos ao longo desses doze meses.
O objetivo da ação deste sábado é mostrar à população a importância de eliminar água parada, local de proliferação do mosquito, como sendo a iniciativa mais eficaz para prevenção da dengue. Em cerca de dez minutos é possível vistoriar toda a residência e identificar locais que possam ter focos do mosquito.




