Assessorar tecnicamente a agricultura familiar, visando empreender, organizar e qualificar a produção nas propriedades rurais para aumentar e diversificar a oferta de produtos. Esse é o objetivo do projeto piloto Bem Cultivar – Produção de Alimentos Saudáveis, realizado na região sul do Brasil. O programa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio do Ceades – Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento e Sebrae e será executado em parceria com associações e cooperativas de produtores dos respectivos estados, sendo a CrediSeara parceira para a realização desta iniciativa.
Com duração de 12 meses, a CrediSeara traz o projeto para sua região de abrangência atendendo 25 famílias entre os municípios de Seara, Arvoredo, Itá e Paial, contribuindo assim para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento sustentável da região.
O assessor técnico da CrediSeara, Ezequiel Giaretta e responsável pelo desenvolvimento do projeto na cooperativa, explica que o programa busca assessorar diretamente os agricultores familiares na performance das suas ações agrícolas sustentáveis, visando não só a produção de alimentos saudáveis, mas também o desenvolvimento de boas práticas nas propriedades. “Mapeamos 25 propriedades com potencial de desenvolvimento de atividades e melhoria na produção e manejo das culturas para que possamos implementar soluções que aumentem a eficiência e a sustentabilidade no campo. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho dos agricultores familiares, utilizando métodos que garantam qualidade, produtividade e respeito ao meio ambiente, além de gerar oportunidades de comercialização dos seus produtos”, destaca o assessor técnico da CrediSeara.
O projeto foi estruturado em etapas para garantir a efetividade e organização. Essas etapas incluem o diagnóstico socioprodutivo das famílias e das propriedades, a elaboração de um projeto em conjunto com o assessor técnico da CrediSeara e as famílias, visitas de acompanhamento técnico para fomentar o desenvolvimento das propriedades e a realização de seminários de formação voltados aos agricultores familiares. “Atuamos com diferentes cadeias produtivas entre as propriedades assistidas pelo projeto piloto, sendo elas a horticultura, grãos, fruticultura, turismo, bovinocultura de leite e agroindústria familiar. Vale destacar que nenhuma propriedade é igual a outra e, por isso, cada projeto e assessoria é pensada e desenvolvida de forma personalizada”, destaca Ezequiel.
A presidente da CrediSeara, Deomira Tedesco Batistella, reforça a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar na região. “Participar de um projeto dessa magnitude é motivo de orgulho para nossa cooperativa. Estamos contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras, promovendo sustentabilidade e impulsionando o desenvolvimento local e esse é o compromisso da CrediSeara de ser parceira ativa na transformação da realidade das comunidades onde
atuamos”, conclui Deomira.