O deputado estadual Julio Garcia (PSD) foi eleito na tarde deste sábado (1°) presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Confirmando o favoritismo, Garcia foi eleito recebendo 37 votos entre os 40 parlamentares. Dois deputados estavam viajando, Antídio Lunelli (MDB) e Ivan Naatz (PL), não tiveram voto registrado, mas enviaram declarações de voto simbólicas em favor de Garcia. A única abstenção foi do deputado Sargento Lima (PL).
A vitória foi confirmada por volta das 14h45min pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que comandou a sessão por ser o parlamentar mais velho entre os que têm mais mandatos na Casa. Com a eleição, Garcia chega ao quarto mandato como presidente da Alesc, o maior número entre parlamentares que já comandaram a Alesc.
Após a vitória de Julio Garcia, o presidente eleito convocou nova sessão para a escolha dos outros seis cargos que compõem a mesa diretora. Também estiveram presentes na sessão o ex-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB), o ex-prefeito de Criciúma, Clesio Salvaro (PSD), o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Sievert, e representantes do Tribunal de Contas (TCE-SC) e do Tribubal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
A vitória de Julio Garcia confirma uma articulação iniciada ainda no ano passado e que ganhou a adesão majoritária entre os deputados. A chapa conseguiu unir adversários políticos como PL e PT, e leva à presidência o deputado que lidera as negociações de um projeto de candidatura própria do PSD ao governo do Estado em 2026.
Antes mesmo da votação, o clima já era de festa entre os deputados. Em meio aos votos individuais, os deputados se revezaram em elogios à trajetória de Julio Garcia.
Julio Garcia disse que a relação com os deputados é um dos traços de que mais se orgulha na trajetória política e antecipou a tônica que deve dar aos trabalhos da Assembleia no biênio de 2025 e 2026. Ele defendeu o parlamento como “sustentáculo da democracia” e espaço onde todas as forças políticas “têm espaço para a voz e para o voto”.
— Assumo com compromisso renovado de manter com os demais poderes Executivo e Judiciário, e também com as demais instituições do Estado, relação harmônica, baseada no diálogo e respeito, porém resguardando total independência deste parlamento — afirmou Garcia, durante o seu discurso após a vitória.
Eleição da Mesa Diretora
Após a eleição de Julio Garcia, uma nova sessão teve início para eleger a nova mesa diretora. A chapa única articulada pelo grupo de Julio Garcia foi a vencedora com 38 dos 40 votos dos deputados — apenas os dois ausentes não registraram voto.
Veja a Mesa Diretora eleita
1° vice-presidente: Fernando Krelling (MDB)
2° vice-presidente: Padre Peseo Baldissera (PT)
1°. Secretária: Ana Campagnolo (PL)
2° secretário: Marcos da Rosa (União)
3° secretário: Lucas Neves (Podemos)
4° secretário: Oscar Gutz (PL)
Veja como foi a votação
- Alex Brasil – votou em Júlio Garcia
- Altair Silva – votou em Júlio Garcia
- Ana Campagnolo – votou em Júlio Garcia
- Antídio Lunelli – ausente
- Camilo Martins – votou em Júlio Garcia
- Carlos Humberto – votou em Júlio Garcia
- Dr. Vicente Caropreso – votou em Júlio Garcia
- Emerson Stein – votou em Júlio Garcia
- Fabiano da Luz – votou em Júlio Garcia
- Fernando Krelling – votou em Júlio Garcia
- Ivan Naatz – ausente
- Jair Miotto – votou em Júlio Garcia
- Jessé Lopes – votou em Júlio Garcia
- José Milton Scheffer – votou em Júlio Garcia
- Julio Garcia – votou em Júlio Garcia
- Junior Cardoso – votou em Júlio Garcia
- Lucas Neves – votou em Júlio Garcia
- Luciane Carminatti – votou em Júlio Garcia
- Marcius Machado – votou em Júlio Garcia
- Marcos da Rosa – votou em Júlio Garcia
- Marcos Vieira – votou em Júlio Garcia
- Mário Motta – votou em Júlio Garcia
- Marquito – votou em Júlio Garcia
- Matheus Cadorin – votou em Júlio Garcia
- Maurício Eskudlark – votou em Júlio Garcia
- Maurício Peixer – votou em Júlio Garcia
- Mauro De Nadal – votou em Júlio Garcia
- Napoleão Bernardes – votou em Júlio Garcia
- Neodi Saretta – votou em Júlio Garcia
- Nilso Berlanda -votou em Júlio Garcia
- Oscar Gutz – votou em Júlio Garcia
- Padre Pedro Baldissera – votou em Júlio Garcia
- Paulinha – votou em Júlio Garcia
- Pepê Collaço – votou em Júlio Garcia
- Rodrigo Minotto – votou em Júlio Garcia
- Sargento Lima – abstenção
- Sérgio Guimarães – votou em Júlio Garcia
- Sérgio Motta – votou em Júlio Garcia
- Tiago Zilli – votou em Júlio Garcia
- Volnei Weber – votou em Júlio Garcia
Entenda como funcionam as eleições da Alesc
O presidente da Casa é o primeiro a ser escolhido, e a votação pode ocorrer em dois turnos, caso três ou mais candidatos demonstrem interesse. As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão, e é eleito quem tiver maioria simples dos votos válidos.
Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e comanda a segunda sessão, que elege os demais membros da Mesa: primeiro e segundo vice-presidentes, e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
A votação é aberta e nominal, ou seja, cada deputado é chamado para declarar seu voto no microfone.
Supersábado no Legislativo
O primeiro dia de fevereiro é marcado pela escolha dos parlamentares que comandarão o Legislativo catarinense e brasileiro pelos próximos dois anos. O supersábado começou às 10h, com a eleição da Mesa Diretora do Senado. Depois, a Alesc escolheu os parlamentares que vão compor a Mesa e, por último, a Câmara dos Deputados faz a própria eleição. (NSC Total)
Leia também: