Concórdia Saneamento substitui gás cloro no processo de tratamento de água

Concórdia Saneamento substitui gás cloro no processo de tratamento de água

A Concórdia Saneamento já está implementando ações para modernizar do sistema de abastecimento de água e aumentar o nível de segurança na produção de água potável. Uma das primeiras medidas, já iniciada, é a substituição do gás cloro (Cl2) por hipoclorito de sódio 12% para a desinfecção de água bruta. O produto já está sendo utilizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) São Paulo e entrará na operação da ETA Floresta nos próximos dias, eliminando definitivamente a aplicação de gás cloro, que é altamente tóxico e oferece riscos para funcionários e vizinhos das estações.

A ETA São Paulo recebeu 2 mil litros de hipoclorito de sódio na quarta-feira e já começou a utilizá-lo. Já a ETA Floresta foi abastecida com 5 mil litros do novo produto, mas manterá a operação com gás cloro por mais alguns dias, até que o esgotamento dos cilindros que estavam disponíveis. Na sequência, os cilindros serão removidos das instalações.

Com o investimento e a desativação do sistema de aplicação de gás cloro para o tratamento de água, a Concórdia Saneamento elimina riscos de vazamento durante o transporte, na aplicação do produto e na manutenção do sistema. O cloro gás é inodoro, tem alta toxicidade e pode ser fatal se inalado. A migração para o hipoclorito de sódio não causará alteração nos níveis de qualidade da água para a população.

O processo de cloração é importante para a remoção da matéria orgânica presente na água bruta e para a produção de água potável. A mudança operacional faz parte de um programa permanente de modernização, alinhado com os valores da GS Inima Brasil de trazer inovações aos processos de trabalho com o compromisso de gerar valor aos seus clientes, primando pela segurança e cuidado com seus colaboradores, parceiros e comunidade.

Leia também:

Gás de cozinha explode e homem fica ferido em residência de Xanxerê

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas