
Em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde e Prefeitura Municipal foi realizado no período de 4 a 14 de fevereiro o programa estadual LIRAa – Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti. Esse programa tem por finalidade estimar o nível de infestação do município pelo mosquito Aedes Aegypti, popularmente conhecido como o mosquito da dengue.
A secretária de Saúde, Juliana Batista da Silva, explica que a ação fiscalizou nove bairros do perímetro urbano, contando com agente de endemias, Vigilância Sanitária e agentes comunitários de saúde. O grupo repassou informações importantes quanto aos cuidados necessários para se evitar a proliferação, bem como, as formas de prevenção.
Entre os nove bairros inspecionados, foram encontrados 23 possíveis focos do mosquito, o que rendeu uma análise de Alto Risco para Epidemia. Juliana observa que os principais focos do mosquito foram encontrados em pequenos recipientes e lixos e entulhos. A secretária pede que a população redobre a atenção e os cuidados, pois as chuvas combinadas com o calor favorecem em grande escala a proliferação do mosquito.