
Em uma partida bastante movimentada, com pênalti polêmico não revisado pelo VAR, o Grêmio jogou bem e buscou vantagem mínima na semifinal do Gauchão. Na noite deste sábado, na Arena, o Tricolor venceu o Juventude por 2 a 1, com gols de Braithwaite e Cristian Olivera. Batalla descontou.
Com o resultado, os comandados de Quinteros jogam por um empate no confronto de volta, no próximo sábado, às 16h30, no Alfredo Jaconi, para chegarem à final e seguir em busca do octacampeonato gaúcho. Já o Papo precisa de uma vitória por dois gols de diferença. Caso vença pelo placar mínimo, a decisão vai para os pênaltis.
Tudo igual e erro da arbitragem
Com alterações na equipe, Quinteros viu o Grêmio começar dominando o Juventude. As principais iniciativas aconteciam pelo lado direito, na dobradinha João Pedro e Cristian Olivera. Aos 13 minutos, após bom passe de Cristaldo, o lateral tricolor passou pela marcação e cruzou para trás. Braithwaite chegou fuzilando para o fundo das redes: 1 a 0.
Acuado, o Papo tinha dificuldades para chegar no ataque, buscando as transições em velocidade. Sem sucesso, os visitantes viam o Grêmio seguir melhor e Monsalve teve a chance de aumentar a vantagem, mas Weverton conseguiu cortar o chute. Aos 29, o lance que gerou muita reclamação pelo lado gremista. Abner foi cortar a bola, mas acertou Monsalve dentro da área. O árbitro Jonathan Pinheiro e o VAR mandaram seguir e nada marcaram.
O que poderia ser o 2 a 0 acabou virando 1 a 1 logo em seguida. Aos 32, em boa trama ofensiva, Jean Carlos ajeitou para Batalla, que bateu forte e contou com dois desvios para igualar o marcador na Arena. O gol de empate animou o Juventude. Em rápida jogada ofensiva, Jean Carlos soltou a bomba e Tiago Volpi espalmou. Na última chance da etapa inicial, Cristian Olivera recebeu passe de Braithwaite, cortou o zagueiro e chutou para boa defesa de Gustavo.
Olivera garante vantagem
Para buscar o resultado, Gustavo Quinteros tirou Cristaldo e colocou Amuzu. A troca logo deu resultado. Aos 6, Monsalve fez boa jogada e lançou o atacante belga, que ganhou na velocidade da zaga e cruzou de três dedos para Cristian Olivera tocar na saída de Gustavo: 2 a 1.
Com Amuzu e Olivera pelos lados, o Tricolor adotou uma postura de apostar nas transições rápidas. Com isso, o Juventude passou a ter mais a bola e tentar chegar no gol de Tiago Volpi. Em uma jogada pela esquerda, Jean Carlos cruzou e Erick Farias desviou mal de cabeça para fora. Na resposta, Monsalve cruzou na segunda trave e Villasanti cabeceou na rede pelo lado de fora.
Aos 38, após roubada de bola de Camilo, Olivera foi acionado e cruzou para Edenilson completar para o fundo das redes. Porém, Jonathan Pinheiro foi chamado no VAR e anulou o gol por falta na origem da jogada. Nos acréscimos, Amuzu, de boa participação, cortou a marcação e finalizou para boa defesa de Gustavo. Braithwaite ainda acertou o travessão no último lance de perigo.
Ficha técnica
GRÊMIO – Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson (Gustavo Martins), Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuellar (Camilo), Villasanti e Cristaldo; Monsalve (Edenílson), Cristian Olivera e Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
JUVENTUDE – Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Marcos Paulo (Alan Ruschel); Giraldo, Jadson e Jean Carlos (Luis Mandaca); Erick (Gabriel Taliari), Ênio (Giovanny) e Batalla (Petterson). Técnico: Fábio Matias.
GOLS – Braithwaite aos 13 e Batalla aos 32 minutos do primeiro tempo. Cristian Olivera aos seis minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Villasanti, Jadson, Giraldo, Jemerson
ÁRBITRO – Jonathan Benkenstein Pinheiro.
RENDA E PÚBLICO – Não divulgados.
LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Veja mais informações no Portal Belos F7 Digital
Chapecoense empata com o Joinville e vai enfrentar o Brusque na próxima fase
Concórdia perde, não se classifica, mas garante continuidade na elite do catarinense
Inter vence o Caxias no Centenário por 2 a 0 e larga em vantagem na semifinal
Com informações Correio do Povo