sáb, 6 set 2025, 02:21:37

Quem eram as vítimas fatais da queda do balão em Praia Grande

Quem eram as vítimas fatais da queda do balão em Praia Grande
Foto: Reprodução/Folha Regional

O trágico acidente com um balão de ar quente em Praia Grande, Santa Catarina, ocorrido neste sábado, 21 de junho, resultou na morte de oito pessoas e deixou outras 13 feridas. As autoridades já iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente, que pode ter sido provocado por imperícia ou imprudência.

Em coletiva de imprensa, o Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, informou que quatro das vítimas morreram carbonizadas e as outras quatro por traumas decorrentes da queda do balão. As 21 pessoas a bordo, sendo 18 de Santa Catarina, duas do Rio Grande do Sul e uma de São Paulo.

Investigação

O delegado-geral Ulisses Gabriel anunciou a instauração de um inquérito para investigar se houve ação criminosa, como imperícia ou imprudência por parte do piloto ou da empresa Sobrevoar Serviços Turísticos. O piloto, Elvis de Bem Crescêncio, o proprietário e/ou piloto podem ser indiciados por homicídio culposo.

As investigações já começaram, com depoimentos do piloto e de testemunhas. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.

O laudo pericial confirmará os detalhes da causa das mortes. Ao todo, 13 pessoas sobreviveram, sendo que cinco foram encaminhadas ao hospital com queimaduras e ferimentos e duas permanecem internadas em estado estável.

 “Caso seja constatada imperícia e imprudência o proprietário e piloto podem ser indiciados por homicídio, estamos investigando para certificar se houve ação criminosa”, comenta o delegado-geral.

Ele complementa que o incêndio teria iniciado na base do cesto. Imagens que circulam nas redes mostram o começo das chamas. O balão chegou a descer próximo ao solo e algumas pessoas saltaram, ou caíram, entre elas o piloto. Depois, o balão voltou a subir e foi tomado pelas chamas, caindo de forma brusca, ainda com parte dos ocupantes. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.

Vítimas identificadas

Além das três vítimas que eram do Oeste catarinense, que foram mãe e filha e também um médico, houve um homem e dois casais.

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou a lista completa dos passageiros que estavam no balão de ar quente que caiu na manhã deste sábado, dia 21, em Praia Grande, no Sul do Estado. O acidente resultou na morte de oito pessoas e deixou outras 13 feridas. Os mortos são seis de Santa Catarina e dois do Rio Grande do Sul.

Leandro Luzzi, 33 anos

Professor de uma escola de patinação em Brusque (SC), ele era diretor técnico da Federação Catarinense de Patinação Artística. “Leandro foi um profissional dedicado, apaixonado pelo que fazia e um verdadeiro exemplo para atletas, colegas e toda a comunidade da patinação. Sua ausência deixará uma lacuna irreparável em nossos corações e em nossa modalidade”, diz nota da federação.

Everaldo da Rocha (53 anos) e Janaína Moreira Soares (46 anos)

O casal era de Joinville e também estavam entre as vítimas que morreram na queda da aeronave. Eles faziam parte da Paróquia São João Batista, no Jardim Iririu, que lamentou o ocorrido: “Transmitimos o nosso pesar e nossa profunda solidariedade assim como nossas orações a todos os familiares”.

Juliane Jacinta Sawicki (36 anos) e Fábio Luiz Izycki (42 anos)

O casal é natural do Rio Grande do Sul e também estava no balão no momento do acidente. Eles não conseguiram pular da aeronave e morreram.

ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se manifestou, lamentando o ocorrido e prestando solidariedade a amigos e familiares das vítimas. “A Agência está adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e da tripulação”, diz a nota.

Responsável pelo balão, a empresa Sobrevoar Serviços Turísticos divulgou comunicado no qual lamenta o ocorrido e se coloca a disposição dos familiares das vítimas. A prestadora destaca que cumpre as normas da Anac e que o piloto, que “possui ampla experiência”, adotou os procedimentos indicados para tentar salvar todos os passageiros. (Folha Regional, de Tubarão/RCN)

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas