A Secretaria de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira (03) mais dois casos positivos de Chikungunya contraídos no município. Com isso, a cidade já contabiliza 506 registros da doença em 2025.
Os novos pacientes são dois homens, de 24 e 31 anos, moradores dos bairros São Pedro e Tacca. O primeiro apresentou sintomas em 16 de setembro e o segundo em 22 de setembro, ambos buscaram atendimento em suas unidades de saúde de referência. As amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN/SC), que confirmou o diagnóstico.

Ações de prevenção e controle
O Programa de Prevenção e Controle das Arboviroses iniciou medidas de busca ativa, verificando outros casos com sintomas semelhantes. Agentes de Endemias também realizam inspeções em imóveis próximos às residências e locais de trabalho dos pacientes, a fim de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Depósitos de água que não podem ser eliminados estão recebendo tratamento com larvicida. Além disso, a população é constantemente orientada sobre a importância de adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Colaborou: DI