qui, 6 nov 2025, 19:45:01

Frente fria e Ciclone Extratropical provocam temporais e ventos fortes em Santa Catarina

A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e Sudeste do Brasil, contribui para a formação de tempestades com vendavais, chuva intensa e ressaca marítima em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil alerta para vendaval, chuva intensa, raios e queda de granizo em todo o estado ao longo desta sexta-feira, 7.

As instabilidades começam a se formar ainda pela manhã de sexta, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e ganham força à tarde, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos, onde há maior risco de tempestades severas. No final do dia, os temporais avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Durante os eventos, as rajadas de vento podem superar os 90 km/h, e a chuva deve ocorrer de forma intensa em curtos períodos de tempo.

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. (Fotos: Reprodução)

Ocorrências 

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Na madrugada de sábado, o risco para temporais diminui, mas o vento sul ganha força, com intensidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas que podem chegar a 90 km/h nas áreas litorâneas e serranas. Essa condição deixa o mar bastante agitado, com risco elevado de ressaca e erosão costeira.

Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, o mar fica grosso, com ondas de sudeste entre 3,5 e 4,5 metros e picos ainda mais altos em alto-mar. No Litoral Norte, as ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros. A tendência é de que a agitação marítima comece a diminuir gradualmente ao longo da noite de sábado, à medida que o ciclone se afasta da costa.

Informações RCN

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas