qui, 5 fev 2026, 12:48:42

Flamengo vence o Palmeiras e é tetracampeão da Libertadores

Flamengo vence o Palmeiras e é tetracampeão da Libertadores
Gol foi marcado por Danilo. Foto: Luis Acosta/AFP

O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0, no Monumental de Lima, e tornou-se o primeiro time brasileiro a conquistar a Copa Libertadores pela quarta vez na história. O gol do título foi anotado por Danilo, já na etapa final.

São sete títulos do país na sequência, três deles com carimbo rubro-negro. A conquista saiu com a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em jogo único disputado em Lima, no Peru.

Esse foi o primeiro round entre os dois clubes, o único em confronto direto. Na quarta-feira, o torcedor do Flamengo gritará é octa, é octa, é octa. Vitória sobre o Ceará, no Maracanã, dará aos cariocas o título nacional pela oitava vez (sem contar a Copa União). Como o clube contabiliza esse troféu, o grito será de é enea, é enea, é eneaaaa. O Palmeiras, sem depender apenas de si, encara o Atlético-MG.

O título antecipado do Brasileirão é vital para o planejamento. Dará oportunidade de poupar os titulares na rodada final, dia 7. No dia 10, o Flamengo tem compromisso pela Copa Intercontinental, antigo Mundial de Clubes. O adversário será o Cruz Azul, em Al Rayan, no Catar. Se passar, encara o Pyramids na semifinal. Novo triunfo, dá direito a jogar a decisão diante do PSG.

Como foi o jogo

Terminado o primeiro tempo, uma confusão na saída de campo dos dois times acirrou os ânimos já quentes dentro de campo. A cena foi uma síntese dos primeiros 45 minutos de partidas, iniciados com 15 minutos de atraso após a delegação palmeirense enfrentar problemas para chegar no estádio.

Os principais lances aconteceram no primeiro terço da etapa inicial. Todos saíram de pés flamenguistas. Primeiro com a Arrascaeta. Depois, com Bruno Henrique da entrada da área. E, por fim, um arremate cruzado de Samuel Lino. O destino dos três foi a linha de fundo.

Na sequência desse punhado de lances o Palmeiras encaixou a marcação. Abel Ferreira optou por um esquema com três zagueiros e sofreu nas primeiras movimentações. Na sequência, tudo se ajustou e as chances rarearam.

Um arremate sobre o gol saiu da cabeça de Vitor Roque, aos 21 minutos. Foi a melhor jogada do Palmeiras no primeiro tempo. Parte da fervura anímica do jogo se deu aos 30 minutos. Com o jogo parada, o rubro-negro Pulgar acertou a canela de Bruno Fuchs. Apesar de deixar a perna do adversária “autografada”, o chileno recebeu apenas o cartão amarelo.

Segundo tempo

O ritmo do segundo tempo não mudou em relação ao primeiro. Nos momentos em que uma chance começava a se concretizar, um pé salvador aparecia para evitar um lance de maior perigo. Foi assim com Bruno Henrique, ao aproveitar erro de Andreas Pereira, mas ser bloqueado na sequência. Situação similar, vivenciou Flaco López na outra ponta do campo. 

Com tantos problemas para finalizar, a bola parada virou um ouro inca na capital peruana. Dessa maneira, o Flamengo abriu o placar aos 21 minutos. Arrascaeta cobrou escanteio e Danilo, da risca da pequena, área, cabeceou para a rede.

O Palmeiras se atirou ao ataque. Passou a rondar mais a área rival, mas sem sucesso. Na melhor delas, o zagueiro Murilo girou para finalizar próximo da trave. E assim, a chance do tetra palmeirense escorreu pela linha de fundo, e o Flamengo colocou as mãos na taça. (Gaúcha ZH)

Leia também:

Abel Braga é o novo técnico do Inter

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas