qui, 5 fev 2026, 14:43:00

MDB orienta filiados a entregarem funções no Governo do Estado

O MDB de Santa Catarina decidiu desembarcar oficialmente do governo do governador Jorginho Mello (PL) e orientou que todos os filiados que ocupam cargos na estrutura do Estado entreguem suas funções. A decisão foi sinalizada durante um encontro realizado nesta segunda-feira (26), no Hotel Castelmar, em Florianópolis.

O evento reuniu lideranças do partido de diversas regiões catarinenses e marcou o início de um novo posicionamento do MDB no cenário político estadual. Durante o encontro, a sigla também confirmou que trabalha com a possibilidade de lançar candidatura própria ao governo de Santa Catarina, adotando uma postura de independência política para as próximas eleições.

O presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, colocou seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, mas destacou que a definição sobre candidatura própria e eventuais alianças será tomada de forma coletiva. Segundo ele, a decisão final dependerá do diálogo com as bases do partido.

De acordo com Chiodini, a partir do mês de fevereiro o MDB iniciará uma série de reuniões regionais em diversas cidades catarinenses. O objetivo é ouvir prefeitos, vereadores, deputados e a militância antes de bater o martelo sobre o caminho que a sigla seguirá no processo eleitoral.

Em nota, o diretório estadual do MDB-SC orientou oficialmente seus filiados a se desvincularem de funções que exerçam no Governo do Estado. Apesar do afastamento da base governista, o partido afirmou que seguirá atuando com responsabilidade institucional no âmbito do Poder Legislativo.

A sigla reforçou que continuará apoiando projetos que sejam de interesse de Santa Catarina e da população catarinense, independentemente de posicionamentos político-eleitorais, mantendo o compromisso com o desenvolvimento do Estado mesmo fora da estrutura do atual governo.

A decisão do MDB surgiu depois que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), usou as redes sociais para confirmar que é pré-candidato à reeleição e anunciar o pré-candidato a vice. O escolhido foi Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville, cidade mais populosa do Estado. Os emedebistas tinham a sinalização de Mello de que o partido indicaria o candidato a vice-governador.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas