qui, 5 fev 2026, 12:09:24

Semana começa com chuva e termina com calor intenso

A primeira semana de fevereiro começa com chuva e termina com tempo firme e calor intenso em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (02), a região Norte catarinense deve observar a ocorrência de temporais isolados, favorecidos pelo calor e pela umidade. Entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira (03), a chuva ganha persistência no Litoral Norte, com possibilidade de volumes elevados. Nas demais regiões do estado, a chuva ocorre de forma mais pontual.

A terça-feira (03) começa com sol entre nuvens e rápida elevação das temperaturas. No entanto, durante a tarde, há previsão de novos temporais isolados devido a formação de uma área de baixa pressão, que dá origem a um ciclone em alto mar. Os temporais podem vir acompanhados de raios e chuva intensa, com risco de alagamentos e enxurradas pontuais. O risco é maior nas áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. À noite, estendendo-se pela madrugada de quarta-feira (04), a atuação da baixa pressão deixa o tempo fechado e com chuva persistente nas áreas litorâneas.

Na tarde de quarta-feira, o calor volta a contribuir para a formação de temporais isolados em grande parte do estado, acompanhados de raios, ventos fortes e chuva intensa. Já na quinta-feira (05), a instabilidade perde força: a chuva ocorre de forma fraca e restrita ao Litoral, enquanto o sol predomina nas demais regiões, favorecendo a elevação das temperaturas, especialmente no Oeste catarinense.

Na sexta-feira (06), o tempo firme se estabelece em todo o estado, com predomínio de sol e temperaturas em rápida elevação. A sensação será de calor intenso em todas as regiões, com máximas que podem ultrapassar os 35°C no Oeste e Extremo Oeste. A atenção deve ser redobrada com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e pessoas enfermas, além dos animais de estimação, já que o calor intenso pode agravar doenças respiratórias e cardiovasculares.

Leia também:

Santa Catarina tem duas cooperativas entre as 300 maiores do mundo

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas