Conforme a Defesa Civil, a sexta-feira segue com calor intenso em todas as regiões de Santa Catarina. O dia será marcado por predomínio de sol e elevação acentuada das temperaturas, que superam os 30°C em todo o estado com os maiores valores esperados no Extremo Oeste, onde os termômetros podem se aproximar dos 40°C. No Vale do Itajaí e nas áreas litorâneas, as temperaturas podem ultrapassar os 35°C.
Essa condição é provocada pela intensificação dos ventos de norte, que transportam uma massa de ar quente das regiões centrais do país para o Sul, associada à condição de pré-frontal — aquecimento típico que ocorre antes da chegada de frentes frias.
SÁBADO COM PASSAGEM DE FRENTE FRIA
O sábado ainda começa com calor intenso em parte do estado, antes da passagem de uma frente fria. Por conta do sistema, o risco é alto para temporais com chuva intensa entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais, com chuvas que se estendem entre a tarde de sábado até a manhã de domingo. Nas demais regiões, o risco é moderado para temporais isolados, que podem causar destelhamentos, queda de galhos e danos pontuais na rede elétrica.
O amanhecer será abafado, especialmente no Oeste e no Litoral Norte, onde as temperaturas voltam a atingir valores próximos ou acima dos 30°C até o início da tarde.
Em regiões como o Litoral Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis, a mudança no tempo ocorre mais cedo. A entrada do sistema frontal provoca aumento de nebulosidade e chuva entre o final da manhã e o início da tarde, com queda gradual das temperaturas. Até a noite, com a mudança na direção dos ventos, os termômetros podem marcar valores abaixo dos 20°C.
DOMINGO NUBLADO E COM CHUVA NO LITORAL
Com a atuação da frente fria, o domingo terá temperaturas mais amenas no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos, variando entre 23°C e 27°C. O céu permanece nublado, com condição para chuva ao longo do dia. O risco associado às chuvas é baixo a moderado, mas não se descartam alagamentos durante a tarde e noite, especialmente em função de temporais isolados e passageiros.
CALOR PERSISTE NO OESTE
Os efeitos da passagem da frente fria no Grande Oeste são menores, com condições que trazem risco moderado para danos pontuais, como alagamentos, destelhamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas tem uma leve diminuição, porém rapidamente voltam a aquecer, passando novamente dos 30°C já no domingo.
SEMANA QUE VEM COM TENDÊNCIA DE CALOR
A tendência para o início da próxima semana é de um novo período prolongado de calor. O padrão de circulação marítima, que vinha contribuindo para temperaturas mais amenas no litoral, perde força gradualmente. Com isso, retornam os dias de sol e temperaturas elevadas em todo o estado.







