Uma menina de 12 anos foi salva após sofrer um afogamento grave em piscina, na tarde deste domingo (8), em um camping na Linha Vila Tigre, interior de Xaxim. O caso foi classificado como afogamento em grau 6, quando há parada cardiorrespiratória (PCR).
A Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) de Chapecó recebeu o chamado por volta das 15h30. As primeiras informações indicavam que um casal estava transportando a criança em veículo particular, já em PCR, em direção a Chapecó, na tentativa de buscar atendimento médico com urgência.
Diante da gravidade da situação, foram acionadas a viatura ASU-583, do Bombeiros de Chapecó – Centro, e a Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU. As equipes conseguiram interceptar o veículo na Rua Pequim, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó.
No local, os socorristas iniciaram imediatamente os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar. Após o atendimento conjunto das equipes, a parada cardiorrespiratória foi revertida ainda no local.
Após a estabilização inicial, a menina foi encaminhada ao Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, onde foi entregue à equipe médica com quadro estável, para continuidade do tratamento especializado.








