A Prefeitura de Chapecó informou, em boletim na manhã deste domingo, 4, que a estrutura para tratamento da Covid-19, montada no Centro de Eventos, foi desativada após a transferência do último paciente. O espaço recebeu o nome de Centro Avançado de Atendimento Covid-19 (CAAC) e foi utilizado no momento em que Chapecó passou pela situação mais crítica da Covid-19 – cujo pico foi registrado em fevereiro.
Segundo a Administração Municipal, o último paciente estava em uma Unidade de Tratamento Semi Intensivo no sábado (3). Entretanto, ele foi transferido ao Hospital Regional do Oeste (HRO), e com isso, as internações no local foram zeradas.
As duas enfermarias que haviam sido instaladas no local – que contavam com 75 leitos – já haviam sido desativadas devido a ausência de pacientes. Segundo a Administração Municipal, toda a estrutura está limpa e preservada, e caso haja uma nova alta nos casos da Covid-19, o espaço será reativado imediatamente.
Estrutura à disposição
O Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), informou que a estrutura do CAAC está à disposição para o Estado ou o Governo Federal, caso queiram assumir a operacionalização e custos para atender outras regiões do estado ou Brasil para o atendimento de pacientes com a Covid-19.
A Administração Municipal também informou que os profissionais que lá atuavam continuam à disposição e passam por treinamentos e capacitações, caso seja necessário voltar o atendimento no espaço.
Segundo a Administração Municipal, todos os valores investidos no espaço são provenientes de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Chapecó, com auxílios de doações de pessoas da comunidade e também da campanha SOS Chapecó, promovida pelas entidades do Centro Empresarial de Chapecó.
ClicRDC