Dois homens, acusados de um homicídio que aconteceu dentro de um bar, localizado no bairro Santo Antônio, em Chapecó (SC), foram condenados a penas de 14 e 16 anos e quatro meses de reclusão. A condenação aconteceu através do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca do município, após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A sentença foi divulgada nesta terça-feira (29).
De acordo com o TJSC, eles foram condenados por homicídio qualificado, por dificultar a defesa da vítima. O crime aconteceu em 8 de junho 2019, quando os réus Dyonathan Antonio Pereira Machado e Jorge Claudiomiro Venâncio mataram Alceni de Almeida com um golpe de faca nas costas. Segundo o MP, os réus teriam pedido para que uma criança de 10 anos que estava com eles importunasse a vítima que jogava sinuca e, após as provocações da criança, os réus se aproximaram e atacaram Alceni.
O Promotor de Justiça Átila Guastalla Lopes explica que a versão dos réus era de negativa de autoria. Segundo ele, os réus alegaram não estarem presentes no estabelecimento, bem como pelo fato de um adolescente de 13 anos arrolado pela defesa na fase de instrução ter assumido sozinho a autoria da facada. Entretanto, o Ministério Público sustentou que a versão do adolescente não era verdadeira e que existiam provas de autoria dos dois réus.- Continua após o anúncio –
Os réus foram condenados por homicídio qualificado – por dificultar defesa da vítima. Dyonathan Antonio Pereira Machado terá que cumprir pena de 16 anos e 4 meses de prisão e Jorge Claudiomiro Venancio a pena de 14 anos. Eles também foram absolvidos da imputação de corrupção de menores, tendo a acusação entendido que não havia prova suficiente do envolvimento da criança de 10 anos no crime de homicídio.
O réu Jorge Claudiomiro Venancio permaneceu preso preventivamente durante o andamento do processo. Já Dyonathan Antonio Pereira Machado está foragido.
Foto: TJSC
Com informações Clic RDC