Lei Maria da Penha completa 15 anos neste sábado

0
196
Sancionada em 7 de agosto de 206, a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, completa 15 anos neste sábado. A lei criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher nos termos do § 8º do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.

A Lei Maria da Penha dispõe também sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; alterou o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal. Em Concórdia, a União Brasileira de Mulheres – UBM Caboclas Concórdia, está desenvolvendo a Campanha Basta Contra a Violência Doméstica de Meninas e Mulheres. O objetivo é desenvolver ações que permitam formar uma consciência coletiva contra a violência doméstica que atinge meninas e mulheres, priorizando enfoque nos direitos humanos. Para um mundo livre da intolerância, mais igualitário, plural e democrático.
Campanha é coordenada pela União Brasileira de Mulheres Caboclas de Concórdia

Segundo a entidade, a mulher brasileira é uma das que mais sofrem com a violência doméstica em todo o mundo. O Brasil ocupa a quinta posição no ranking do feminicídio. Outras violências como ameaça, lesão corporal e estupro fazem parte da rotina de milhares de mulheres e meninas.

A UBM Caboclas também observa que a pandemia de Covid-19 contribui com o aumento dessa problemática. Cumprindo o distanciamento social, junto com seus agressores, as vítimas de violência doméstica encontraram maior dificuldade para realizar as denúncias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui