
A história de vida de Amélio Sartoretto, 96 anos, e Adelaide Lucilia Sartoretto, 92 anos, que moram em Caraíba, Seara, foi destaque do programa Mais Alegria da Belos FM 92,1 nesta quinta-feira, dia 2 de setembro. Casados há 70 anos, pais de três filhas, fizeram a vida na agricultura.
Veja a história de duas pessoas longevas neste vídeo-reportagem, que também está disponível no Facebook da Belos FM. O casal concedeu entrevista ao comunicador Arlei Heemann, que teve a assistência técnica do colega João Biffi e a companhia do professor Jaime Fontana.
Para uma vida longa e com qualidade, “trabalhar é necessário, mas se a gente faz o que gosta, e fazer tudo com amor fica mais fácil”, revela Amélio Sartoretto. “Ter calma, tempo para as tarefas e o descanso. Não deixar que nada tire a alegria de viver”, ensina Adelaide Sartoretto.
Na propriedade dos Sartoretto o serviço não para. Animados, os dois dão conta das tarefas e produzem o que precisam para o próprio consumo. Lá têm hortaliças, aves, ovos, boi na engorda, vinho e frutas.
Para Amélio e Adelaide o “segredo” da vida é se sentir bem consigo mesmo, alimentar-se equilibradamente, tudo moderado (palavras do seu Amélio), conservar amizades, evitar brigas, não fazer as coisas com pressa, ter calma, hora para o descanso, sentar à mesa para almoçar e jantar em família, (palavras de Dona Adelaide), manter o respeito e não parar de trabalhar.
Após as fotos e a entrevista, Adelaíde e Amélio estavam de mãos dadas por um bom tempo. “Assim é bonito”, comentou o entrevistador. Dona Adelaide respondeu que até hoje fazem tudo juntos e “sempre vamos passear de mãos dadas”.