seg, 7 abr 2025, 18:37:19

Prefeitura de Seara, Casan e JBS discutem solução para a água

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 19, uma reunião inicial para tratar do assunto das novas alternativas de captação de água para Seara. O assunto preocupa há muito tempo.
Conforme o prefeito Kiko Canale, inicialmente será feito um termo de referência, que basicamente é o projeto básico com base nas águas dos rios Uvá e Uruguai. Nesse estudo será analisada a viabilidade do empreendimento. Haverá também um contato com o Governo Estadual. O objetivo é transportar água até Seara através de uma adutora do rio Uvá ou do rio Uruguai para reduzir a dependência do poço profundo e da barragem de captação do rio Caçador.
Outras empresas que possuem maior dependência de água poderão aderir à iniciativa na compra de água bruta. “A projeção de como e o que fazer é simples, mas o projeto arquitetônico é complexo e audacioso”. O custo da obra e a operação são caros. Foi firmada uma parceria entre a Prefeitura, a Casan e a JBS/Seara Alimentos.

Kiko Canale destaca que o projeto não é só de ações, mas também possui especificidades técnicas. O sistema teria captação de água ou barragem, estação de recalque, adutoras e estação de tratamento. Não há projeção de local onde as adutoras passariam. Poderia ser ao lado da rodovia ou junto ao rio. “O melhor caminho é aquele que propicia viabilidade de manutenção, operação e escavação”, finaliza o prefeito.

Belos FM

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas