As medidas de apoio aos produtores no combate à estiagem foram destacadas pelo Governo do Estado na abertura do 16º Tecnoeste nesta manhã de terça-feira, dia 15.
O governador Carlos Moisés da Silva, o secretário de Estado da Agricultura, Altair da Silva, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, falaram do assunto.
Entre as medidas destacadas está o repasse de até R$ 10 mil a cada um dos cinco mil produtores atingidos pela seca.
Edilene Steinwandter advertiu que a água deve ser preservada e disse que os produtores e todo o setor agro precisam planejar o futuro da atividade. E pensar no futuro, acrescentou, é cuidar da água.
Em nome do sistema cooperativo, o presidente da Aurora, Neivor Canton, lembrou que o desafio era transformar o produtor rural em empreendedor rural, objetivo que está sendo alcançado. “O Oeste catarinense será uma Europa em alguma décadas”, resumiu, mas lembrou que o segmento e as regiões devem receber mais investimentos públicos.
Dirigindo-se a Carlos Moisés, o representante cooperativista pediu ao governador mais atenção à questão tributária. Resumiu que cobrar mais imposto é penalizar também o consumidor final.