dom, 20 abr 2025, 17:51:15

Varíola dos macacos foi tema de reunião em Concórdia

A Secretaria de Saúde de Concórdia se reuniu nesta segunda-feira, 8 de agosto, com a Vigilância Epidemiológica do Estado e do município, coordenação dos postos, diretores de saúde e a secretária, Leide Mara Bender, para tratar sobre a varíola dos macacos, doença infecciosa que já possui 21 casos confirmados em Santa Catarina, acendendo o alerta de que poderá em breve ter notificações em Concórdia. O objetivo foi discutir os protocolos de atendimento, se houver indivíduo suspeito, e demais estratégias para evitar a transmissão do vírus.

Segundo informe técnico da Secretaria de Estado da Saúde, a doença Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios. A doença é transmitida principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

Na apresentação típica da doença o indivíduo apresenta febre, dor de cabeça, dor lombar e muscular, fraqueza, inchaço nas glândulas, além de feridas na pele, que de modo geral iniciam no rosto e se espalham para as demais partes do corpo. O atendimento inicial ao paciente pode ser realizado em Unidades Básicas de Saúde, sendo indicada internação hospitalar para os casos que apresentem sinais de gravidade.

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas