Políticos que estiveram com Bolsonaro farão teste da Covid-19

Sete políticos que estiveram com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante visita a Santa Catarina no fim de semana afirmaram nesta terça-feira (7) que vão fazer o teste para o novo coronavírus. Bolsonaro, que confirmou que está com Covid-19, esteve com pelo menos 12 políticos durante a passagem pelo estado no último fim de semana.

No sábado (4), o presidente sobrevoou de helicóptero uma das regiões mais atingidas pelo “ciclone bomba” e depois fez uma breve reunião com autoridades catarinenses em uma sala do aeroporto de Florianópolis.

A vice-governadora do estado, Daniela Reihner (PSL), e o prefeito da capital, Gean Loureiro (DEM), já informaram que vão ficar em isolamento e fazer exame para detectar se estão com a doença. Daniela fez o teste na última semana após uma funcionária ter sido diagnosticada. O governador Carlos Moisés (PSL), que está com o novo coronavírus e em quarentena, participou por videoconferência da reunião.

O senador Jorginho Mello (PL) disse que fará exame para detecção de Covid-19 ainda nesta terça em Brasília e que não está com sintomas. A assessoria do senador Dario Berger (MDB) disse que ele está bem e por meio das redes sociais afirmou que irá realizar o teste nas próximas horas, a fim de não restar dúvidas. Também informou que o senador não participou do sobrevoo por orientação médica, já que é do grupo de risco, e que não teve contato próximo com o presidente.

Chegada do presidente Bolsonaro em Florianópolis — Foto: Diórgenes Pandini/ NSC

A assessoria do senador Esperidião Amin (PP) disse que o político só vai fazer o teste rápido para a Covid-19 depois de 10 dias do início dos sintomas do caso confirmado, ou seja, o de Bolsonaro, seguindo protocolo da Secretaria de Estado da Saúde. Numa rede social, Amin disse que nem ele nem a esposa, a deputada federal Ângela Amin (PP), que também esteve no evento com o presidente, estão com sintomas e que ambos seguem em isolamento.

Procurada, a assessoria de Ângela Amin (PP) disse que a deputada, seguindo orientações médicas, não vai fazer exames por enquanto e que só deve realizar o teste caso surja algum sintoma.

O deputado federal Peninha (MDB) disse por meio de rede social que, como o presidente testou positivo, ele também fará o exame, apesar de não apresentar nenhum sintoma. A assessoria da deputada federal Caroline De Toni (PSL), também presente ao evento, informou que ela só vai fazer o exame se tiver sintomas de Covid-19.

O deputado federal Daniel Freitas (PSL), que já contraiu o novo coronavírus em outra viagem com a comitiva presidencial, esteve na recepção a Bolsonaro no sábado, aguarda avaliação médica para decidir se vai fazer novo teste. A assessoria do deputado federal Coronel Armando (PSL) disse que ele vai realizar o exame nesta terça.

Deputados estaduais

O gabinete do deputado estadual Coronel Mocellin (PSL) disse que, como o parlamentar ficou distante do presidente durante o evento, não deve se submeter a testagem por enquanto. A assessoria do deputado Felipe Estevão (PSL) disse que ele está sem sintomas, mas que procurou auxílio médico e vai fazer o teste.

Governo do estado e Exército

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros disse que o comandante-geral da instituição, Charles Alexandre Vieira, teve resultado negativo para Covid-19. Ele não tem sintomas da doença e, se surgir algum, informou que vai se isolar e trabalhar de casa.

O secretário Executivo de Comunicação, Gonzalo Charlier Pereira, afirmou que esteve no aeroporto durante a visita do presidente. “Não estive próximo ao presidente. Não tive contato com ele. Mantive obediência a todas as normas de segurança e saúde. Fiz teste e o resultado é negativo”, afirmou.

A seção de comunicação da 14ª Brigada informou que o general de Brigada de Infantaria Motorizada, Sidnei Prado, não apresenta sintomas, fará o teste na próxima quinta-feira (9), e segue todos os protocolos previstos.

G1 SC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×