A multinacional italiana Zuchetti concluiu nesta segunda-feira, dia 12, a aquisição da Smallsoft e da Gdoor, duas companhias de tecnologia para o varejo instaladas em Concórdia. As transações alcançaram R$ 140 milhões. Em 2020, a Zuchetti pagou R$ 100 milhões para a Compufour, também de Concórdia. A informação de que a Zuchetti negociava com mais duas empresas da cidade foi antecipada em julho pelo portal www.belosf7.com.br.
Segundo a empresa, com os dois M&As a multinacional passa a ter base de 100 mil clientes no segmento de varejo no mercado brasileiro. No mundo a Zucchetti diz faturar mais de 1,3 bilhão de euros ao ano. Tem 8 mil colaboradores e atende mais de 800 mil clientes, além de ter unidades em 11 países e clientes em mais de 50.
No Brasil, a empresa está há 11 anos e tem como estratégia de expansão fazer aquisições. Em 2020, por cerca de R$ 100 milhões, a italiana comprou a Compufour, especializada em sistemas de gestão para micro e pequenas empresas. Foram outras seis aquisições no Brasil ao longo de 11 anos.
Segundo Alessio Mainardi, CEO no Brasil, a empresa italiana tem no País o maior número de clientes e parceiros fora da Itália. ““O país é considerado um território estratégico para novos negócios, e com potencial expressivo para aderir às soluções do grupo Zucchetti”, diz o CEO, em comunicado.
Perfil das adquiridas
Fundada em 2005, a Smallsoft atua com foco em softwares de automação comercial para pequenos varejos. A empresa desenvolve tecnologia de emissão de documentos fiscais eletrônicos, controle de estoque, cadastros e financeiro. Tem 40 funcionários e base de quase 19 mil clientes.
Já a Gdoor cria soluções tecnológicas para a gestão de micro e pequenos varejos e tem 13 anos de mercado, com aproximadamente 80 colaboradores. A empresa atua com tecnologia para vendas, emissão de cupons e notas, gestão financeira, controle de estoque e geração de arquivos fiscais. A base de clientes aproximada é de 37 mil.