Alessandra Portolan, que assumiu administrativamente no dia 29 de janeiro a unidade do IFC Concórdia, foi empossada diretora-geral oficialmente. O Instituto Federal Catarinense tem 15 campi. Os diretores tomam posse nesta sexta-feira (16) à noite em Brusque.
Em 2023, estudantes e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram do processo de consulta eleitoral para a escolha de reitor, diretores-gerais de 13 campi, representantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Estavam aptos a votar 15.136 eleitores, sendo 13.404 estudantes, 891 professores e 841 técnicos administrativos em educação. Além do reitor, foram escolhidos diretores-gerais dos campi Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Videira.
O atual diretor-geral do campus Concórdia, professor Rudinei Kock Exterckoter concorreu com outros dois candidatos e foi eleito para o cargo de reitor da Instituição, com 4570 dos 7872 votos válidos (39,07%). A professora Alessandra Portolan, candidata única à direção-geral do campus Concórdia foi eleita com 744 dos 870 votos válidos (63,88%).
Conforme resultado preliminar os mais votados para cargos de reitor e direção-geral foram:
- Reitor: Rudinei Kock Exterckoter
Direção-geral de campus:
- Araquari: Fernando José Braz
- Blumenau: Aldelir Fernando Luiz
- Brusque: Jéssyca Bózio Cipriano
- Camboriú: Sirlei de Fátima Albino
- Concórdia: Alessandra Carine Portolan
- Fraiburgo: Vanderlei Cristiano Juraski
- Ibirama: Douglas Hörner
- Luzerna: Mario Wolfart Junior
- Rio do Sul: Paula Andrea Grawieski Civiero
- Santa Rosa do Sul: Cristiano Antonio Pochmann
- São Bento do Sul: Alessandro Iavorski
- São Francisco do Sul: Adalto Aires Parada
- Videira: Manassés Ribeiro
Próximos passos
Conforme edital, após o prazo para recursos, o resultado final da consulta deverá ser divulgado até dia 21 de setembro e encaminhado para a validação no Consuper e, em seguida, para o Ministério da Educação (MEC). A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República. A posse do novo reitor é prevista para janeiro de 2024 com mandato até 2028. Os cargos de direção-geral de campus também têm mandato de 4 anos e serão empossados pelo reitor. Os membros dos conselhos também são nomeados aos cargos pelo reitor e terão mandato de 2 anos, de 2024 até 2026.
Com informações, Sublinhado/IFC
Leia também: