Nos últimos dias a reportagem de Belos FM/ Portal Belos F7 Digital recebeu reclamações de moradores do município de Itá com relação a cobrança da taxa de água e esgoto em alguns bairros da cidadade.
Vários moradores relataram também que de um mês para o outro o valor do consumo de água dobrou ou triplicou, e o mesmo valor foi cobrado de esgoto.

Outros moradores dizem que não tem sistema de esgoto interligado em suas casas, mas mesmo assim foi cobrada a taxa.
Na manhã desta quarta-feira a reportagem da Belos manteve contato com a Regional da Casan em Chapecó.
Solicitamos informações e explicações por parte da Casan, mas ainda não obtivemos resposta.
Uma reunião está agendada para amanhã com a Administração Municipal de Itá, Ministério Público e Casan.
A prefeitura de Itá divulgou uma nota sobre o caso.
NOTA EXPLICATIVA
Em atenção aos questionamentos recebidos da comunidade Itaense acerca da inclusão da taxa de esgoto na fatura emitida pela CASAN, temos a esclarecer.
A administração Municipal buscou junto a CASAN informações acerca dos fatos, sendo informada que, considerando a implantação da Nova Estação de Tratamento de Esgoto em alguns bairros do Município, a empresa está efetuando a cobrança de acordo com o consumo de cada unidade, o que ocasionará um aumento nas faturas mensais.
Esclarece que a Nova Estação de Tratamento de Esgoto foi construída pela CASAN, em decorrência da necessidade de adequação observando a legislação ambiental, apontadas em Ação Civil Pública.
Salientamos que as cobranças de água e esgoto, bem como sua administração competem exclusivamente a CASAN.
Por fim, esclarecemos que o MUNICÍPIO DE ITÁ não está cobrando nenhuma taxa ou fatura relacionada ao serviço de coleta de esgoto ou similar.