Acadêmicos de vários cursos oferecidos pela Unochapecó, estão em Seara nesta semana, para um trabalho conjunto de combate ao mosquito Aedes aegypti. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate às Arboviroses, de Seara, Fabíula Pereira, a própria Unochapecó propôs esta parceria, como forma de fazer com que seus estudantes evoluam da teoria para a prática em seu aprendizado. “O trabalho a campo dos acadêmicos é muito bom para nós, para Seara e para eles próprios, todos saem ganhando com esta experiência”, diz ela.
São 10 acadêmicos e estão integrados ao artigo 170, que rege as bolsas de estudo e estarão atuando até metade de julho em Seara, segundo Fabíula.
Neste sábado, 26, será executada a atividade de recolhimento de lixo e potenciais criadouros do inseto em vários pontos da cidade. Eles também auxiliam nas visitas domiciliares, para observar as condições que cada residência possui e fornecer orientações à população. “Eles são na verdade, multiplicadores de informação e orientação”, completa Fabíula Pereira.
Ivan Ampessan – Belos FM