ter, 6 maio 2025, 19:18:19

Amauc completa 49 anos de história e de serviços para os municípios da região

Amauc completa 49 anos de história e de serviços para os municípios da região

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, completa 49 anos nesta quarta-feira, dia 7 de maio. A entidade presta serviços para 14 prefeituras através de seus setores que são: secretaria executiva; assessoria contábil; controle interno; serviço social; comunicação; elaboração de processos seletivos e concurso público; informática; movimento econômico; engenharia civil; arquitetura; desenho; engenharia elétrica; geologia e topografia.

A instituição nasceu no ano de 1976, inicialmente formada pelos municípios de Concórdia, Ipumirim, Seara, Xavantina e Itá. Os demais foram ingressando na medida que eram emancipados. Atualmente são 14 cidades integrantes: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia (sede), Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.

O secretário executivo da Amauc, Vanderlei Roberto Picinini, exprime a importância da instituição, “é uma entidade cada vez mais consolidada na assessoria técnica aos associados. Sua atuação gera benefícios diretos para as prefeituras e, igualmente, impactam a comunidade. Desenvolve um trabalho que a população não enxerga, mas ela sente os benefícios quando, por exemplo, um projeto de engenharia desenvolvido por ela, seja de escola ou de pavimentação asfáltica, passa a ser usufruído pelas pessoas”, explica. Acrescenta que a organização também norteia ações que fazem com que a microrregião seja uma das melhores do país, com altos índices de desenvolvimento humano, forte industrialização, saúde e educação de excelência, além de serviços públicos que são referência nos níveis estadual e nacional.

O presidente da associação, Paulo Deitos, que é prefeito de Peritiba, ressalta que, além da assessoria técnica em várias áreas, a instituição também desenvolve um importante trabalho em prol das finanças públicas. “Nos últimos anos, a gente vem vivenciando situações de atenção aos recursos. No sentido de auxiliar, a Amauc, através do seu Setor de Movimento Econômico, realiza um excelente trabalho de monitoramento. Quando se percebe uma diferença para baixo na previsão de arrecadação municipal, intervém junto à Secretaria de Estado da Fazenda para averiguar a situação. Caso seja constatado algum problema, busca a correção e, com isso, assegura o dinheiro relativo ao movimento econômico para os cofres das prefeituras da microrregião”, explica.

Os municípios da microrregião também contam com o assessoramento de seis consórcios intermunicipais. Um deles é Lambari, que auxilia as prefeituras em questões ambientais e também atua para o desenvolvimento de ações culturais.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS Amauc, tem o objetivo de assegurar a prestação de serviços especializado em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
A região também é atendida por dois consórcios voltados para a infraestrutura, o Cidauc e Integrar, com a cessão de máquinas e gestão associada de serviços públicos e de interesse comum.

Por fim a Amauc tem dois consórcios de serviço socioassistencial de alta complexidade. Um deles é a Casa Lar Pequeno Príncipe e o outro é o Abrigo Institucional, que servem de abrigo para crianças e adolescentes em situação de abandono e violação de seus direitos fundamentais.

Leia também:

Jorginho Mello autoriza incentivos que vão gerar mais de 10 mil empregos e garantir R$ 3,5 bilhões em investimentos privados no Estado

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas