
A região do Alto Uruguai de Santa Catarina se mantém no nível gravíssimo de transmissão do coronavírus – representado pela cor vermelha – assim como todo o Estado, por mais uma semana. Porém, diferente do último dia 13, a Amauc piorou a nota no quesito Transmissibilidade, melhorou no Evento Sentinela e manteve as notas mais altas no quesitos Monitoramento e Capacidade de Atenção. Essa escala vai de 0 a 4. Conforme a metodologia da Secretaria de Estado da Saúde, quanto mais alta a nota, pior a situação.
No quesito Transmissibilidade, a Amauc aumentou a nota de 2,5 para 3,0, em uma semana. Esse fator aponta a variação no número de confirmação poisitiva e casos infectantes da doença.
Já no Evento Sentinela, que estava com a nota mais alta (4,0), na última semana. Na atualização do mapa neste sábado, caiu para 2,5, representando uma sensível melhora. Esse fator mensura o comportamento da pandemia através da ocorrência de óbitos.
Por outro lado, a microrregião se mantém com as piores notas, 4,0, para o Monitoramento, que representa o percentual de positividade de exames PCR pelo Lacen e Capacidade de Atenção, que mensura a ocupação de leitos de UTI, reservado para Covid.
Com informações Rádio Aliança