dom, 30 mar 2025, 20:00:44

Audiência Pública debaterá o credenciamento do HSF para a oncologia em Concórdia

O credenciamento junto ao SUS do Hospital São Francisco como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia será tema de audiência pública nesta sexta-feira, 28, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia, às 9h. A realização da audiência é uma iniciativa do deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que presidirá o evento.

Foto divulgação

Conforme o deputado, “a audiência pública reforça nossa luta frente a necessidade desse credenciamento para ampliar o acesso ao tratamento contra o câncer na região. Fiz questão de realizar a audiência pública em Concórdia para justamente termos a participação da comunidade e chamar atenção sobre a necessidade do credenciamento”. 

O Hospital São Francisco já oferece tratamento oncológico por meio de convênios e atendimento particular, contando com estrutura adequada para atender também pacientes do SUS. No entanto, sem o credenciamento, os pacientes da rede pública não têm acesso ao tratamento na unidade. “Precisamos ver todas as pendências necessárias, entre elas mais leitos de UTI, para encaminhar o processo de credenciamento. E teremos novidades anunciadas na sexta-feira”, pontua o deputado. 

Neodi Saretta destaca a importância desse credenciamento para fortalecer a rede de atendimento oncológico na região. Atualmente os pacientes com câncer da cidade e dos municípios vizinhos precisam se deslocar para Chapecó ou Joaçaba para receberem atendimento pelo SUS. “A inclusão do Hospital São Francisco como unidade de referência em oncologia permitirá que os pacientes tenham acesso ao tratamento mais próximo de casa, garantindo um atendimento mais rápido e humanizado”, afirmou.

O evento reunirá autoridades, profissionais da saúde e representantes da comunidade, sendo um momento fundamental para que a comunidade manifeste o seu apoio e reforce a necessidade desse credenciamento junto aos órgãos competentes. O deputado Neodi Saretta ressalta que a mobilização popular é essencial para avançar na garantia desse direito aos pacientes oncológicos de Concórdia e da região. Haverá transmissão ao vivo no Youtube da Alesc.

Informações Aliança News

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas