Audiência vai discutir possível fechamento do INSS de Concórdia

Vereador concordiene Closmar Zagonel é o presidente da Avauc, entidade que organizará a audiência. Foto divulgação.

A Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Uruguai Catarinense (Avauc) promoverá uma audiência pública para discutir os serviços ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Concórdia. Na pauta está a redução do número de profissionais, a demora no atendimento e os rumores sobre um possível fechamento da agência. Demora nas perícias e agendamento de serviços em outras cidades também estão entre as principais preocupações.

O encontro deverá ocorrer no dia 29 de março na Câmara de Vereadores de Concórdia e terá a participação de lideranças de vários municípios da região, além de autoridades ligadas à superintendência no INSS no Estado e no país. Conforme o presidente da Avauc, Closmar Zagonel, além de rumores, é percebida uma decadência nos serviços ao longo dos anos, com demora no atendimento e até mesmo agendamento de perícias para outras cidades vizinhas, o que prejudica o deslocamento e a vida de quem precisa.

Ele salienta que, de acordo com as informações reunidas até agora, a agência do INSS de Concórdia já teve quatro médicos peritos, mas hoje conta com apenas um único médico atendendo e ainda próximo da aposentadoria. “Além disso, a falta de servidores e más condições de trabalho prejudicam ainda mais os atendimentos, gerando demora e assim fazendo com que a população reclame diariamente”, frisa Zagonel. Ele acrescenta que “a demora é citada principalmente quando falamos em perícias, já que muitas estão sendo marcadas para vários meses à frente ou em outras cidades da região, como Chapecó e Erechim”.

Nesta audiência pública, o objetivo principal da Avauc é debater estratégias conjuntas entre todos os municípios da região, além de definir os próximos passos para garantir o atendimento rápido e perto de casa às pessoas que precisam.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×