Bombeiros e Defesa Civil atualizam informações do incêndio de grandes proporções em Chapecó

Foto: Marcos Lewe/ClicRDC

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil divulgaram na tarde desta segunda-feira, dia 13, uma nova atualização sobre o incêndio de grandes proporções atingiu a base da Maxsul, uma distribuidora de combustíveis, localizada às margens da SC-480, no Distrito Marechal Bormann, em Chapecó.

Conforme Luciano Huning, coordenador da Defesa Civil de Chapecó, o incêndio tomou conta de uma célula composta por quatro tanques, quatro reservatórios de combustíveis líquidos, diesel, gasolina e álcool

Por volta das 17h10, da segunda-feira uma nova explosão foi registrada quando as chamas atingiram o terceiro tanque de combustível da empresa.

Diversas empresas da região, com o auxílio de bombeiros de municípios próximos, foram acionados para auxiliar no combate às chamas. Cerca de 50 bombeiros militares e comunitários participam deste combate às chamas. ”vários caminhões de bombeiro de Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas, Pinhalzinho, cidades vizinhas que vieram auxiliar aqui. Neste momento temos mais de dez caminhões do Corpo de Bombeiros, uma carreta e mais de quinze caminhões e carretas fazendo transporte de água”, informou Huning.

Bombeiros de Seara, Arabutã e Concórdia também prestam apoio no combate ao incêndio que vai noite a dentro.

Segundo Huning, não há como apagar esse incêndio, ele precisa ser controlado para que outros tambores, outros depósitos não sejam atingidos. Então a técnica é de resfriamento. São mais de nove horas de combate, o volume de líquido a ser extravasado e queimado não se tem um controle absoluto, mas, segundo Huning, o combate ao incêndio deve seguir noite adentro.

Fumaça tóxica

“A orientação para a comunidade, principalmente, é atenção para a fumaça. Ela desloca-se de leste a oeste e ela é de uma fumaça tóxica que se inalada por muito tempo poderá causar danos. Em função da alta temperatura essa fumaça ela se desloca para as superfícies muito elevadas, então não tem atingido diretamente às residências ou as pessoas. Mas vai o alerta para quem estiver observando uma situação semelhante que perceba que essa fumaça abaixou, se estiver ficando muito densa, se afaste desse local, use máscaras de proteção, um pano umedecido na frente do rosto até se deslocar para o local fora dessa área de contaminação. A atenção especial para crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios. Estamos à disposição pelo telefone 199 para esclarecimento e o corpo de bombeiros”, explicou Luciano Huning.

Sobre o trânsito no local, a orientação é que, se possível, não transitem nessa região entre Chapecó e Nonoai (RS), pela rodovia. Conforme a Administração Municipal, o trânsito na via flui no sistema Pare e Siga, em ambos os sentidos.

Clic RDC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×