Colocando em prática o Planejamento Hídrico para Santa Catarina e desencadeamento ações emergenciais diante da seca que persiste na Região Oeste, a CASAN investe em melhorias no abastecimento de alguns dos municípios catarinenses mais atingidos.
Em ação conjunta, Diretoria de Operação e Expansão, Gerência de Políticas Operacionais e Superintendência da Região Oeste abriram esta semana importantes frentes de trabalho em São Miguel do Oeste, Maravilha e Seara.
Em São Miguel do Oeste, foi iniciada a instalação de um booster (sistema de bombeamento) na adutora de água bruta do Rio das Flores. A meta é obter um incremento de 30% na captação de água.
Está também em andamento o processo para a licitação e compra de tubos e conexões que serão utilizados na construção de uma nova adutora de água bruta para a cidade.
Em Maravilha, está sendo implantada nova adutora de água bruta para reforçar o abastecimento do município em períodos de estiagem. A nova rede vai garantir 40 litros de água por segundo em momentos críticos, o que significa 50% da necessidade do município.
No município de Seara, duas ações começaram segunda-feira (10): a instalação de uma bomba para o poço profundo e o aumento da barragem de captação de água bruta no Rio Caçador. A execução de dois poços artesianos, com profundidade de até 300 metros, ocorrerá no próximo mês. A Companhia também trabalha no início do processo licitatório para perfuração de mais um poço profundo.
O diretor de Operações da CASAN, Joel Horstmann, percorreu a região. Em São Miguel do Oeste, acompanhou os trabalhos de instalação do booster na quarta-feira (5).

Junto com o superintendente regional do Oeste, Daniel Scharf, participou de reunião com o prefeito de Maravilha, Sandro Donati. Em Seara, a reunião com o prefeito Kiko Canale foi para alinhar ações no período de estiagem.
Profissionais da Companhia também percorreram os municípios da Região Oeste verificando alternativas de mananciais para captação. Visitas foram realizadas em municípios onde serão instaladas Estações de Tratamento de Água pré-fabricadas, para verificação. Os processos de aquisição serão licitados até o final de Janeiro. Entre os percorridos esta semana estão Anchieta, Dionísio Cerqueira, Iraceminha, Pinhalzinho e Romelândia.
Atenção especial tem sido dada também a outro projeto executado na região Oeste: a macroadutora do Rio Chapecozinho, maior obra do Sistema de Abastecimento de Água em Santa Catarina. “A partir de segunda-feira vamos iniciar uma segunda frente de trabalho, para acelerar os trabalhos de assentamento da adutora”, destaca o diretor de Operações.
Leia mais:
Estado anuncia mais R$ 150 milhões para o enfrentamento à estiagem