Casan alerta população de Itá para não conectar água das chuvas na rede de esgoto

Para que o sistema de esgotamento sanitário funcione de forma eficaz, é preciso que todas as ligações sejam feitas corretamente. Em Itá, devido a casos de extravasamento de água das chuvas na rede de esgoto, a agência da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) faz um alerta para a população para não ligar as calhas na rede coletora.

Segundo o gerente da Casan de Itá, Edson Comin, a situação é preocupante porque o sistema vem recebendo uma quantidade significativa de rejeitos irregulares além do esgoto. A situação se agravou com as fortes chuvas das últimas semanas, tornando urgente a necessidade de conscientização.

“É fundamental que os moradores compreendam a importância de não conectar o sistema de drenagem dos imóveis ou a água das calhas ao sistema da Casan”, ressalta Comin. “Fazer isso compromete o tratamento adequado dos resíduos e dificulta o trabalho dos técnicos responsáveis pelo tratamento na estatal, além de contribuir para contaminar o meio ambiente”.

Atualmente, a área mais afetada pelas ligações irregulares é a região do bairro São João. Por lá, a Companhia tem registrado água em excesso no sistema, resultando em extravasamentos que precisam ser controlados pelo setor operacional. Nos demais pontos da cidade, está sendo realizada uma análise do sistema para identificar a registrar as ligações irregulares.

“Os moradores que estiverem com ligações irregulares serão notificados e receberão orientações sobre como proceder para fazer a conexão correta”, explica Comin. Em caso de persistência na irregularidade,  a aplicação de multas será encaminhada com a vigilância sanitária para garantir o cumprimento das normas e a integridade do sistema de esgoto da cidade.

O site da Casan traz orientações para os usuários fazerem a ligação correta nas redes pluvial e de esgoto. A Companhia reitera que a ligação na rede coletora de esgoto só pode acontecer em locais que já foram autorizados via aviso na fatura.

Leia também:

Vídeo: Estragos aparecem em Barra do Rio Azul após as águas baixarem

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas