qui, 5 fev 2026, 16:08:52

CBM de Chapecó terá primeira mulher no comando do batalhão

CBM de Chapecó terá primeira mulher no comando do batalhão
Foto: Luigi Gasparotti

Pela primeira vez na história, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), em Chapecó, será comandado por uma mulher. A tenente-coronel Gauana Elis Pozzan Ecco assume a função e se torna a segunda mulher a ocupar o comando de um batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Sua trajetória começou em 2006, quando ingressou na corporação por meio de concurso público para a formação de oficiais. Durante três anos, passou pelo Curso de Formação de Oficiais, em Florianópolis. Após a formatura, em 2009, veio para Chapecó, onde iniciou a carreira operacional como aspirante a oficial no próprio 6º Batalhão, permanecendo na unidade até 2011.

Na sequência, retornou à capital catarinense, onde atuou no 1º Batalhão, principalmente nas áreas de segurança contra incêndio e atendimento a ocorrências, além de exercer a função de comandante de área. Posteriormente, integrou a Casa Militar, trabalhando na assessoria do governo e no cerimonial oficial.

Em 2017, Gauana voltou a Chapecó e passou por diferentes funções dentro do 6º BBM, atuando nas áreas administrativa, de pessoal, segurança contra incêndio e na companhia local. No final de 2020, assumiu o subcomando do batalhão.

Já em junho de 2022, a oficial foi designada para comandar o 14º Batalhão de Bombeiros Militar, em Xanxerê. A passagem de comando na unidade aconteceu na tarde da terça feira (13), enquanto a cerimônia em Chapecó está marcada para esta quarta-feira (14).

Dedicação, estudo e persistência

Ao falar sobre o novo desafio, a tenente-coronel destaca que o comando representa um marco pessoal e profissional. “Para mim, é muito gratificante comandar um batalhão e, especialmente, voltar ao local onde iniciei minha trajetória profissional”, destacou. Em 2026, Gauana completa 20 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar.

Questionada sobre os desafios de ser a primeira mulher à frente do 6º BBM, a comandante ressalta que a corporação ainda é majoritariamente masculina, o que exige constante dedicação e persistência. “É um desafio permanente, mas estou preparada para comandar um batalhão maior, com efetivo ampliado e demandas específicas”, afirmou.

Para as mulheres que desejam seguir carreira militar, a mensagem é de incentivo. “Que estudem, se dediquem e não deixem que digam que não são capazes. Se existe o sonho de ingressar em uma instituição militar, com esforço e comprometimento é possível conquistar esse espaço e exercer a função com excelência”, concluiu. (DI Regional)

Leia também:

Vereadora Dirlei Giombelli Wildner assume a presidência da Escola do Legislativo da Câmara de Seara

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas