Chapecó recebe dois eventos de resgate veicular nesta semana

O Corpo de Bombeiros realiza nesta semana dois eventos de resgate veicular em Chapecó. Iniciou nesta quarta-feira (17) e segue até a próxima sexta-feira (19) a 6ª edição do Rescue Days. Já entre os dias 20 e 21 acontece o Desafio Catarinense de Resgate Veicular. De acordo com os bombeiros, os dois eventos foram organizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

O primeiro é voltado para treinamento e aperfeiçoamento e o segundo é um campeonato, entre equipes que concorrem para uma vaga no desafio nacional. Segundo o chefe do Estado-Maior Geral e presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC, coronel Hilton de Souza Zeferino, a cada 20 minutos as equipes do CBMSC atendem um acidente de trânsito em Santa Catarina.

Conforme o comandante dos bombeiros de Seara, tenente André Nunes, oito bombeiros da região de Seara participam dos eventos em Chapecó.

Crédito das fotos: Soldado Eduardo de Souza ou Divulgação/CBMSC

“Um evento como este é essencial para a troca de conhecimentos, além do treinamento de todas as equipes. Quem ganha é a população que se beneficia com equipes bem treinadas, que atuarão com cada vez mais qualidade e agilidade”, destaca.

Os dados da Organização Mundial da Saúde são alarmantes: o Brasil é o 5º país com o maior número de mortes por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década, além de 20 milhões de pessoas com sequelas em decorrência disso. Além do mais, a cada 13 minutos um brasileiro morre por acidentes de carro. “Estes dados reforçam a importância e necessidade de eventos como este”, reforça o coronel.

Novidades desta edição

Crédito das fotos: Soldado Eduardo de Souza ou Divulgação/CBMSC

Neste ano o diferencial apresentado pelo CBMSC são a carroceria e o ônibus modulares. Essa inovação, criada por militares de Chapecó, permite a reutilização de peças, que antes eram de difícil acesso, garantindo maior aproveitamento, tanto pelas equipes que podem treinar com maior frequência, já que é só remontar os veículos após as instruções, como para evitar o descarte de sucatas.

O ônibus modular, após o evento, servirá para instruções de Resgate Veicular pelos batalhões do CBMSC no estado.

Crédito das fotos: Soldado Eduardo de Souza ou Divulgação/CBMSC

Neste ano também terá a participação de uma equipe de Bombeiros de Medellín, na Colômbia, que acompanhará as oficinas e o Desafio Catarinense de Resgate Veicular. Eles chegarão na quinta-feira.

Com informações Clic RDC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×