Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno, em 2022, nesta quinta-feira (18). O fenômeno ocorreu em São Joaquim e Urubici por volta das 20h, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, e encantou aqueles que estavam na expectativa de ver alguns floquinhos.
A neve vem acompanhada com a queda nas temperaturas, devido a passagem de uma intensa massa de ar de origem polar.
“Pelo radar meteorológico, a instabilidade está bem fraca na região. Devemos ter registro de neve fraca somente, a não ser que a instabilidade aumente”, explicou o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.
O meteorologista da Epagri Marcelo Martins disse que a sensação térmica no Morro das Torres, em Urubici, chegou a -17ºC por volta das 21 horas. Na noite desta quinta, o local registrou rajadas de vento de até 75 km/h.
Como a neve se forma?
A combinação entre frio intenso e a umidade contribui para a formação da neve. Vale destacar que esse fenômeno é mais comum em regiões ou média e alta latitude, pois estão mais próximos dos Polos do globo (Polo Ártico no Hemisfério Norte e Antártico no Hemisfério Sul).
A neve em Santa Catarina é um fenômeno meteorológico corriqueiro e ele é bastante comum durante o inverno. Essa questão ocorre devido às baixas temperaturas e outras questões climáticas típicas dessa estação.
NSC/Belos