O 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê atualizou a situação de várias cidades do Oeste que sofrem com alagamentos e estragos em função das chuvas. Em São Domingos, a Força-Tarefa dos Bombeiros permaneceu em pronto emprego no quartel, para apoio com emergências envolvendo água. O nível do rio Chapecó diminuiu e não houve necessidade de remoção de pessoas de suas residências. Alguns locais continuam com acessos bloqueados.

Em Ponte Serrada foram registrados alagamentos pontuais com algum apoio realizado pela guarnição, sem maiores prejuízos. Em Xanxerê o nível do rio causa alagamentos pontuais em algumas ruas, apenas.
Irati registrou alagamento expressivo, mas sem vítimas. Em Quilombo da mesma forma, o nível do rio oscila e casas que já haviam sido invadidas ontem foram novamente atingidas (de forma mais branda). Houve queda de árvore com obstrução de via em Campo Erê.


Já em Pinhalzinho, a corporação responsável informou que porões de residências foram atingidos pelo excesso de chuvas. Uma tubulação de escoamento de águas pubiais não teve vazão suficiente, ocasionando o alagamento das resdiências próximas. Em uma casa, a água atingiu aproximadamente 60 centímetros de altura, danificando a mobília. Em outra, ficou a nível do piso. Os bombeiros auxiliaram os moradores com o escoamento da água e orientaram quanto aos cuidados com a energia elétrica e possiveis novos alagamentos.

Riscos de deslizamentos
Ainda há riscos, principalmente de deslizamento de massa em locais de ocupação desordenada. Conforme o tenente do 14° Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, Daniel Massarotte, “vamos atentar a população nas encostas de morros para os sintomas e patologias estruturais apresentados pelas edificações que podem sinalizar problema. Esperamos a diminuição das chuvas para o final de semana. Em caso de emergência, liguem 193”.