O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense – CIS AMAUC, registrou aumento de 39,5% no número de procedimentos realizados em 2024, com relação ao ano anterior. A informação consta no Relatório Anual de Atividades, entregue aos prefeitos durante Assembleia Geral no começo desse mês.

Em todo esse período, foram realizados 140.892 procedimentos como consultas médicas, exames e outros serviços de saúde, que são encaminhados pelo consórcio. Para efeitos de comparação, em 2023, foram 97.489 atendimentos, o que havia representado um crescimento de 50% em relação à 2022. O valor investido pelas prefeituras, através do CIS, para esses serviços foi de R$ 11.833.188,45 no ano passado. Ainda de acordo com o relatório, os encaminhamentos de procedimentos com finalidade diagnóstica foram os que geraram a maior demanda, seguida de consultas médicas especializadas.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Uruguai Catarinense, CIS AMAUC, tem o objetivo de assegurar a prestação de serviços especializados nas complexidades ambulatorial e hospitalar, em conformidade com as diretrizes do SUS, para a população dos 15 municípios consorciados. Trata-se de atendimento gratuito para a população, cuja a porta de entrada são os postos de saúde. Ou seja, se um paciente necessita de um atendimento com profissional especializado ou um exame específico que por ventura não seja contemplado pelo SUS, o município pode realizar o encaminhamento via consórcio para os prestadores credenciados, sendo eles da região ou não. Outra finalidade do CIS é promover a redução de custos para os municípios.
De acordo com o relatório, o CIS AMAUC encerrou o ano de 2024 com 143 prestadores de serviços credenciados ativos, localizados nas regiões Oeste e Meio Oeste Catarinense, e estados do Paraná e Rio Grande do Sul, realizando serviços em aproximadamente 50 especialidades médicas.
Os municípios associados ao CIS AMAUC são: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.