Cláudia Prudêncio toma posse na presidência da OAB/SC

Cláudia Prudêncio, primeira mulher a conduzir a presidência da OAB/SC. Foto Isis Lacombe

Com uma trajetória de mais de 20 anos no Sistema OAB, a advogada Cláudia Prudêncio tomou posse na presidência da Seccional catarinense, na noite de sexta-feira, 18, para um mandato de três anos. Além dela, que foi empossada pelo presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, também tomaram posse nos cargos toda a nova diretoria estadual da OAB/SC, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), que tem na presidência o advogado de Balneário Camboriú Juliano Mandelli, os conselheiros estaduais da Seccional e os 52 presidentes das Subseções da OAB/SC no interior do Estado.

Segunda mulher a presidir a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) em 74 anos, no período 2019-2021, e primeira a ser eleita presidente da OAB/SC em 89 anos da instituição, Cláudia agradeceu seu antecessor Rafael Horn em seu discurso por ter apoiado a sua trajetória e por ter “tirado do papel o discurso da inclusividade e ter posto em prática a tão sonhada paridade de gênero” no Sistema OAB. Além da homenagem prestada à sua gestão, marcada pela modernização e por inovações na Seccional que a tornaram modelo no País, ela também reverenciou as mulheres que marcaram a sua história pessoal e profissional, abrindo caminhos e construindo trajetórias de superação, como a de sua mãe, professora, e suas duas avós, que trabalhavam para sustentar a família na época em que isso era incomum para o público feminino.

Rafael Horn, Cláudia Prudêncio e Beto Simonetti no ato de diplomação da nova presidente da OAB/SC. Foto Isis Lacombe

Principais propostas para a gestão 2022-2024

Cláudia também destacou na posse que a atual diretoria da OAB/SC e CAASC tem uma representação regional inédita e um plano de gestão consistente, elaborado a partir das aspirações da advocacia. O eixo central é o programa “Mais Honorários no Bolso da Advocacia”, que engloba uma série de ações para aumentar receitas e diminuir despesas do advogado e da advogada catarinense, tendo entre elas o retorno do consumo da classe em empresas conveniadas, em sistema de cashback, para abater e até zerar o valor da anuidade da instituição.

Foto Isis Lacombe

Entre as suas principais propostas, estão ainda a instituição de um piso ético regional para a advocacia; a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com cerca de 10 mil profissionais em atividade no Estado, e já tem um grupo de trabalho formado com o Poder Executivo e Judiciário para estudos, criado a pedido da atual gestão da OAB/SC; a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca; a ampliação dos 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados entre 2020 e 2021, para todas as Subseções da OAB/SC; e a implementação do Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

No plano nacional, a OAB/SC lutará pelas eleições diretas para o Conselho Federal da Ordem, dentre outras questões. Além da defesa da advocacia, a OAB também tem como missão representar e defender os direitos dos cidadãos. Neste aspecto, a nova presidente da OAB/SC destacou que a instituição também atuará fortemente na defesa da democracia, do respeito à cidadania e pela garantia de participação da população na sociedade. “Temos como obrigação lutar pela equidade entre homens e mulheres, combater a violência de gênero, especialmente a violência contra a mulher, promover a inclusão da pessoa com deficiência, o envelhecimento digno, a abertura de oportunidades aos jovens, a igualdade racial, a livre orientação sexual. Precisamos sair do discurso e agir efetivamente para a redução das desigualdades e garantia das liberdades”, afirmou.

Sobre a nova presidente da OAB Santa Catarina

Advogada formada pela Universidade Luterana do Brasil, Cláudia da Silva Prudêncio tem 45 anos, é especializada em Direito Societário e Empresarial no Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos. Na OAB/SC, já foi conselheira estadual, secretária-geral adjunta, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e integrante da Comissão Estadual de Direito Empresarial e da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/SC. Foi também presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (2019/2021). É professora permanente da ESA – Escola Superior da Advocacia, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, professora de pós-graduação na Fundação dos Administradores de Santa Catarina, sócia-fundadora do escritório Prudêncio, Bernardes e Maluf Advogados, de Florianópolis, e advogada militante nas áreas de Direito Societário, Contratos e Contencioso, Direito Consumerista, Imobiliário e Trabalhista.

Nova diretoria da OAB/SC (2022/2024):
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Nova diretoria da CAASC (2022/2024):
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Com informações da OAB/SC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×