O Campeonato Gaúcho tem ao menos uma estimativa de prazo para voltar. Após nova reunião por videoconferência na tarde desta quarta-feira, os 12 clubes aprovaram a proposta da Federação Gaúcha de Futebol para retomar o Gauchão entre a metade de julho e o início de agosto, inicialmente com portões fechados. A decisão foi tomada de forma unânime.
O campeonato será encerrado no campo, mas sem a definição de rebaixamento para a Divisão de Acesso. Ficou acordado que a edição de 2021 terá quatro clubes rebaixados. As equipes poderão inscrever novos atletas para a volta do futebol, conforme prevê o acordo entre os clubes (veja os principais pontos abaixo).
Além da proibição de acesso do público, o protocolo da FGF para a retomada dos jogos também prevê a testagem periódica para Covid-19 de jogadores e demais profissionais e a limitação de pessoas dentro dos estádios.
– Se precisarmos atender mais condições colocadas pelo governo do Estado estamos dispostos para acelerar a retomada. A ideia é termos no estádio no máximo 60 pessoas, todas testadas previamente – disse ao GloboEsporte.com o presidente do Aimoré, Ronaldo Vieira.
O presidente da FGF apresentou a proposta para a retomada do estadual em reunião ainda na última quarta-feira. Os dirigentes já acenavam de forma positiva à iniciativa, mas a decisão foi postergada porque um dos dirigentes teve problemas técnicos e se ausentou do encontro virtual. Com a aprovação, o documento será enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.
O Gauchão tem três rodadas a ser disputadas da fase classificatória e jogos de semifinal e final do segundo turno. Se o Caxias não for o campeão, há ainda a grande decisão da competição, que deve passar para uma partida em vez dos dois jogos antes previstos. A quarta rodada, a primeira a ser jogada em um retorno, tem previstos clássicos Gre-Nal, Bra-Pel e Ca-Ju.
A volta do estadual também seguirá os critérios estabelecidos pelo decreto de distanciamento social controlado do governo do Estado, atualizado semanalmente, e demais autoridades sanitárias.
O plano do governo divide o estado em 20 regiões e as classifica por cores de bandeiras, de acordo com o nível de risco de contágio para o coronavírus – os critérios levam em conta os números de casos da doença e leitos de hospitais disponíveis em cada região.
O Campeonato Gaúcho está suspenso desde 16 de março. Grêmio e Inter já treinam em seus centros de treinamentos desde a semana passada, enquanto os demais clubes aguardavam uma previsão de data para o reinício do campeonato.
Os principais pontos do acordo para retomada do Gauchão
Período-base para retomada da competição entre metade de julho e início de agosto
Contratações livres (salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do Gauchão)
Nenhuma equipe rebaixada este ano e quatro descensos em 2021