Comarca de Seara disponibiliza acesso ao Balcão Virtual

Divulgação/Comarca de Seara

Apesar do retorno gradual das atividades presenciais do Poder Judiciário de Santa Catarina nesta quinta-feira, 1º de julho, o atendimento se mantém prioritariamente pelas vias alternativas. O Balcão Virtual é umas das ferramentas mais atuais disponibilizadas gratuitamente pelo PJSC. Trata-se de um atendimento por videoconferência, como se fosse presencial. Para tanto, é necessário fazer a chamada via internet. Devido ao fato de parte da população usuária do fórum de Seara, não possuir acesso online, foi disponibilizado um computador, conectado à internet, para uso exclusivo da comunidade.

O equipamento está localizado na portaria do fórum. Não é preciso agendar o atendimento. O usuário que tiver interesse no serviço, será conectado diretamente com um servidor em home office, sem necessidade de manipulação da máquina. “O computador está disponível para toda a comunidade, especialmente para quem não tem celular ou recursos para acessar os serviços do ‘Balcão Virtual’. É uma maneira que encontramos para garantir que todos tenham acesso à Justiça, gratuitamente e com qualidade, possibilitando o andamento dos processos”, ressalta o juiz da Vara Única da comarca Douglas Cristian Fontana.

Balcão Virtual

O Balcão Virtual (https://www.tjsc.jus.br/balcao-virtual) entrou em funcionamento em março desta ano. Um sistema de computador que simula, via internet, o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência. Sem a necessidade de agendamento, o serviço está à disposição de qualquer cidadão, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, por meio da página do TJSC na internet. O usuário escolhe a unidade de 1º grau desejada, entra na sala virtual e logo é informado sobre sua ordem na fila para atendimento.

Quem tem direito ao atendimento prioritário, deve acrescentar a palavra “preferência” antes do nome e apresentar um documento oficial com foto. Em caso de problema técnico, a expressão “retorno” deve constar antes do nome.

Outra ferramenta criada foi a Central de Atendimento da CGJ (http://cgjweb.tjsc.jus.br/atendimento/). Diferente do Balcão Virtual, a Central da CGJ é destinada exclusivamente aos advogados, membros do Ministério Público e integrantes da Defensoria Pública.

Para quem prefere o contato por aplicativo de mensagens, o Judiciário catarinense também disponibilizou o WhatsApp Business (https://www.tjsc.jus.br/whatsapp-business) ao público em geral. Por fim, os e-mails (https://www.tjsc.jus.br/paginas-das-comarcas) ainda são uma maneira segura de buscar informações na unidade desejada.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

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