Começa nesta quarta-feira o julgamento do caso da creche de Saudades, no Oeste

Um dos momentos mais aguardados na região desde maio de 2021 inicia nesta quarta-feira, dia 9 de agosto. O julgamento do acusado de cinco mortes e 14 tentativas de homicídio, crime que foi em uma creche de Saudades, movimentará as forças de segurança do Estado e a imprensa de todo o país. A sessão iniciou às 8h30, no Fórum da comarca de Pinhalzinho, e pode se estender por três dias.

Estima-se que a comunidade lote o Salão do Tribunal do Júri do Fórum da comarca de Pinhalzinho. Dos assentos disponíveis, 49 estão reservados para familiares das vítimas, familiares do réu, convidado do advogado de defesa, Ministério Público, OAB e representantes do município de Saudades. Para entrar no Fórum, é preciso fazer um cadastro com o número do CPF do visitante. O uso do celular durante o júri é proibido.

Um forte esquema de segurança foi organizado nas redondezas e no interior do Fórum. Nenhum veículo poderá estacionar nas ruas ao redor do local. A imprensa poderá acompanhar de maneira restrita, em atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Quase toda a estrutura do prédio será utilizada, e apenas atendimentos agendados serão feitos pelos servidores.

A sessão iniciou às 8h30 com o sorteio dos jurados. Um sorteio prévio, ocorrido no último dia 24 de julho, estabeleceu a lista de 25 jurados mais 10 suplentes. Nesta quarta-feira serão sorteados os sete nomes que formarão o Conselho de Sentença. Em seguida, será iniciada a instrução em plenário com a oitiva de seis vítimas, oito testemunhas de acusação e quatro de defesa. É possível que o primeiro dia de julgamento seja dedicado apenas às oitivas em plenário. 

Ao final das oitivas das vítimas e testemunhas, será a vez do interrogatório. Após, o promotor de justiça fará sua explanação por uma hora e meia, mesmo tempo concedido à fala da defesa. O Ministério Público terá mais uma hora caso exerça a réplica. E a defesa pode usar de igual tempo para tréplica. Depois, o magistrado se reúne com os jurados, representantes da acusação e da defesa para a votação dos quesitos – perguntas sobre o crime que conduzirão a elaboração da sentença. Essa etapa deve se prolongar por três horas, já que serão aproximadamente 150 questões. A leitura da sentença, na presença do público e de todos que atuaram na sessão, finalizará o júri.

Imagem: vídeo-reprodução CLIC RDC

O crime

O agressor foi denunciado por 19 crimes de homicídio entre consumados e tentados. Na manhã do dia 4 de maio de 2021, ele entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga – espécie de espada -, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida a tempo de se recuperar. O processo tramita em segredo de justiça na comarca de Pinhalzinho.

TJSC

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×