Concórdia e Arabutã decretam situação de emergência em função das chuvas

Os municípios de Concórdia e Arabutã decretaram situação de emergência, nesta quarta-feira, 11, em função das ocorrências e prejuízos relacionados ao grande volume de chuvas que atingiu a região na última semana.

Foto divulgação prefeitura de Concórdia

O Estado já havia colocado Concórdia na relação dos municípios nesta situação no final de semana. O decreto vai auxiliar a prefeitura na busca por recursos e auxílio para mitigar em partes os problemas ocasionados. O prefeito Rogério Pacheco ressalta que a preocupação no momento é dar condições para o fluxo nas estradas do interior, as mais danificadas pelas chuvas. “Todo o trabalho que fizemos de janeiro até agora, com forte investimento na melhoria das estradas, foi perdido. Infelizmente, um grande prejuízo. Nos resta agora trabalhar para dar acesso às pessoas e à produção para que as empresas e os agricultores não sejam prejudicados”, destacou Pacheco.

Houve grandes danos em tubulações, pontes, estradas e cabeceiras de pontes no interior. No perímetro urbano, problemas pontuais como o alagamento do centro e nas proximidades da Casa da Cultura. A Defesa Civil monitora mais de 40 áreas de risco, e nas ruas Japão e Anita Garibaldi duas famílias precisaram deixar suas residências. No Bairro dos Estados, a Escola Eugênio Pozzo foi completamente invadida pelas águas.
Todas as equipes do município continuam em alerta, uma vez que a previsão indica mais chuvas entre hoje (11) e domingo (15). A prefeitura segue orientando que qualquer necessidade de ajuda deve ser solicitada via Defesa Civil pelo fone 199 e Bombeiros Voluntários pelo 193.

Arabutã

Foto divulgação prefeitura de Arabutã

Representantes da Defesa Civil do Município de Arabutã estiveram reunidos na manhã de quarta-feira, 11, para avaliar as consequências do grande volume de chuva, que ocorreu nos últimos dias. Um dos prejuízos mais significativos foi a queda de uma barreira entre Nova Estrela e Seara. Com um trabalho em conjunto, os entulhos e a lama foram retirados e o trânsito que estava obstruído foi liberado.

No encontro, que ocorreu no gabinete da prefeita Leani Kapp Schmidt, as lideranças aprovaram o Decreto de Emergência para amenizar as perdas que os munícipes tiveram. As estradas rurais também sofreram avarias. Com a possibilidade de mais um grande volume de chuva para os próximos dias, a situação pode se agravar.

Conforme o levantamento, as maiores perdas foram registradas no interior do município, com prejuízos nas lavouras. A Defesa Civil do Município de Arabutã recomenda à população para que permaneça precavida contra as eventuais consequências do excesso de chuva, mantendo bueiros e bocas de lobos limpos e, para evitar acidentes, distanciar-se de rios, riachos e córregos.

- Publicidade -
spot_img

Mais lidas

×