dom, 9 nov 2025, 20:13:54

Concórdia entra em epidemia e tem mais de 1.200 casos de dengue

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina confirmou nesta semana, que Concórdia passou a integrar o grupo de municípios catarinenses que se enquadram na classificação de epidemia de dengue. No total, são 16 cidades, incluindo ainda Seara e Itá, que já estavam com situação epidêmica.

Uma epidemia é quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em várias regiões, mas sem uma escala global. Ou seja, o problema se espalha acima do esperado, sem uma delimitação geográfica específica. Neste caso, a doença se faz presente em diversos locais ou comunidades, para além daquele em que foram inicialmente identificados.  

Além disso, aumentou em 136 o número de casos de dengue em Concórdia no intervalo de quatro dias, apontam dados obtidos pela reportagem da emissora. Com este acréscimo, Concórdia agora contabiliza 1.208 pacientes infectados somente com dengue, mais um número inédito no município.

Foram 369 diagnósticos em uma semana, superando o número anterior. Além disso, a saúde reporta ainda dois casos positivos de zika vírus e um de febre chikungunya, que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são referentes a segunda-feira, 4.

Situação

E a tendência é que esta estatística continue aumentando por vários dias em virtude do alto número de suspeitos. Até esta segunda, 173 pessoas aguardavam por resultados dos exames vindos do Laboratório Central (Lacen). A quantidade de focos do mosquito está em 638, conforme a DIVE/SC.

Com isso, Concórdia segue entre as cinco cidades catarinenses com maior número de casos de dengue. Na região, Seara possui mais de 800 casos da doença, e Itá passa dos 400. As duas cidades já decretaram situação de epidemia em função da dengue. Chapecó já soma mais de 1.200.

Concórdia está em alerta desde o ano de 2019 para a possibilidade de ocorrência de uma epidemia de dengue pela grande quantidade de focos presentes, conforme a equipe de saúde. O município é considerado infestado pelo mosquito há três anos. Além disso, praticamente todos os bairros de Concórdia estão infestados pelo mosquito.

Diante disso, a prefeitura alerta para os cuidados básicos, como eliminar os criadouros como caixas d’água, cisternas, vasos de plantas, bromélias, além de entulhos e objetos em pátios, quintais e terrenos baldios, que podem acumular água da chuva, ocasionando a reprodução do mosquito.

Rádipo Rural

- Publicidade -
spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais lidas