ter, 4 mar 2025, 22:47:09

Concórdia Saneamento recebe Aris, relata esforço e desafios para superar período crítico no abastecimento

Foto divulgação

A Concórdia Saneamento recebeu nesta segunda-feira, 3, o diretor-geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Adir Faccio, e outros membros da entidade para uma reunião técnica. Na oportunidade, foram discutidos aspectos do primeiro mês de operação em Concórdia, as ações realizadas para minimizar e superar situações de desabastecimento e a busca de soluções.

Conforme o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein, “nos comprometemos a reportar todas as ações tomadas até o momento, as dificuldades encontradas e as ações que de fato vão trazer resultado para sairmos desse primeiro momento do ciclo de intermitência de desabastecimento que temos enfrentado”.

Na reunião, a Aris foi informada que Concórdia Saneamento está iniciando esta semana as leituras nos hidrômetros dos clientes. Epstein destacou ainda ações realizadas nos primeiros 30 dias da operação, especialmente para mitigar registros de intermitência de abastecimento, com atendimento contínuo por caminhões-pipa.

Visita

Ainda na segunda-feira, José Roberto Epstein acompanhou os representantes da Aris até a Rua Anita Garibaldi, bairro Vista Alegre, onde foi realizada no dia 25 de fevereiro, uma intervenção para reparar um vazamento de grande porte da adutora de água bruta que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Floresta. “Explicamos in loco as dificuldades encontradas, desde a questão cadastral, a locação da rede, a complexidade que é a manutenção uma adutora de água bruta daquele porte”, disse o superintendente.
A obra na Anita Garibaldi reduziu em mais de 70% a capacidade de produção de água tratada da cidade, o que causou interrupção na distribuição, afetando clientes em diferentes localidades, com mais dificuldades para os que residem em zonas elevadas e mais distantes.

Dificuldades

Em seu relatório à Aris, a Concórdia Saneamento deverá reportar ainda as dificuldades vivenciadas no período de transição até assumir o sistema, em 28 de janeiro. A empresa não teve oportunidade de realizar a operação assistida, prevista para os meses de dezembro e janeiro, quando deveria poder observar a operação das instalações, infraestruturas e equipamentos integrantes dos sistemas da concessionária anterior, para registrar procedimentos e peculiaridades. Também a empresa deveria ter tido acesso aos cadastros técnicos de estações e redes, para estudar e preparar melhorias para suas operações. “Seria muito mais rápido esse aprendizado, mas a gente quer focar nas ações que estão sendo e serão realizadas. Estamos tendo total apoio da Administração Municipal para encontrar resolução mais rápida, inclusive com apoio na busca de contratações de profissionais que possam nos ajudar a atuar de uma forma mais assertiva nesse momento”, destaca Epstein.

Ele afirma ainda que o aprendizado da companhia sobre o sistema está em franca expansão. “Esta semana estamos aumentando as nossas equipes, para ampliar o número de equipes na rua para atuar de uma forma mais célere nas resoluções de vazamentos”, ressalta.

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